Esportes Titulo Em Diadema
Água Santa recebe jovens franceses

Por intermédio do projeto Gol de Letra, 18 garotos da periferia de Lyon vieram conhecer o clube

Por Márcio Donizete
Especial para o Diário
22/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O futebol não tem apenas o papel de entreter o torcedor, vai além disso. O esporte educa,inclui jovens na sociedade e cria valores para se levar por toda a vida. Adolescentes de Lyon, na França, que pertencem ao projeto Sport dans La Ville (Esporte na Cidade, em português), vieram ao Brasil nesta semana para conhecer a estrutura de clubes com décadas de história e altos investimentos, mas também o contraste desse cenário, de times que almejam o sucesso em futuro recente.

Este é o caso do Água Santa, indicado pela Fundação Gol de Letra, da Capital, em parceria com a instituição francesa, para ser visitado como equipe ascendente no futebol estadual. O encontro aconteceu ontem, no Estádio do Inamar, em Diadema.

“Hoje (ontem) eles passaram pelo Estádio do Morumbi, pelo Pacaembu, no Museu do Futebol, e finalizaram aqui no Água Santa, para entenderem que o futebol brasileiro não é somente o alto nível. Tem as categorias que estão começando e times que crescem, esse é o objetivo”, resumiu um dos coordenadores de intercâmbio do Gol de Letra, Eduardo Brunello.

Os 18 garotos europeus, descendentes de muçulmanos, que vivem na periferia de Lyon e são discriminados pela religião, bateram bola com jogadores das categorias sub-11 e sub-13 do Netuno. Depois receberam como lembrança camisas do Água Santa.

Além disso, os jovens conheceram o Inamar e receberam informações da rápida ascensão do clube diademense, que está no profissionalismo há apenas três temporadas e pode integrar a elite paulista em 2016.

O coordenador de intercâmbio do Sport dans La Ville, o francês Thibault Perchat, explicou que o projeto vai além da esfera esportiva. “É importante para esses meninos perceberem a diferença das culturas dos dois países e dos dois continentes. Eles entendem que há outras maneiras de aprender futebol”, comentou. “Nossa fundação, além do esporte, colabora na educação, ajuda na integração profissional para que os meninos cresçam como homens de valor”, acrescentou Perchat.

O presidente do Água Santa, Paulo Sirqueira, destacou o papel do time nessa ação. “A importância vai além do clube, vai para as crianças. Para Diadema, é mostrar para o jovem que existe oportunidade no esporte e ele não precisa procurar outros caminhos”, pontuou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;