Internacional Titulo
Rússia: explosao destrói consulados norte-americano e britânico
Do Diário do Grande ABC
24/04/1999 | 14:28
Compartilhar notícia


Uma bomba explodiu às seis da manha deste sábado (21h00 de sexta-feira, horário de Brasília) perto do edifício onde se encontram os consulados norte-americano e britânico, no centro de Ekaterinburgo (Urais), na Rússia, causando danos materiais, mas nao vítimas, informou a Itar-Tass.

A explosao estilhaçou as janelas vizinhas e um carro foi destruído. No local da explosao é possível ver uma cratera de um metro e meio de largura e um metro e meio de profundidade, segundo a agência russa.

O artefato explosivo, de fabricaçao caseira, se encontrava no interior de um carro estacionado a uns dez metros do prédio, segundo o porta-voz citado pela agência. Além dos dois consulados, o prédio abriga escritórios de representaçao de bancos e sociedades comerciais.

O atentado nao foi até o momento reivindicado, no entanto os investigadores trabalham com duas hipóteses. A primeira é a de um protesto contra os ataques da Otan na Iugoslávia. A embaixada dos Estados Unidos em Moscou foi alvo em 28 de março passado de um disparo de fuzil de assalto kalachnikov e o sentimento anti-norte-americano aumentou na Rússia desde o início dos bombardeios. No entanto, os serviços de segurança russos afirmaram que este atentado talvez "nao se relacione com a situaçao internacional e, em particular, com a crise na Iugoslávia", segundo Alexandre Zdanovitch, porta-voz do FSB (ex-KGB).

A segunda hipótese relaciona o atentado à especulaçao imobiliária da qual o bairro em que ocorreu a explosao é alvo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;