Política Titulo
Bottura e Pinheiro são aventados para 1º escalão
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
10/05/2011 | 07:34
Compartilhar notícia


Dentro da manobra do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), de amarrar parcerias a possíveis adversários para a eleição de 2012, outros dois eventuais convites para integrar o 1º escalão do governo petebista estão sendo especulados nos corredores do Legislativo: aos vereadores Paulo Bottura (PTB) para assumir o DAE (Departamento de Água e Esgoto) e a Paulo Pinheiro (PTB) para comandar a Secretaria da Saúde.

As intervenções políticas seriam o contraponto diante da pretensão em lançar candidatura majoritária. O acolhimento no Palácio da Cerâmica viria para assegurar a composição de quadros fortes para receber apoio ao indicado do Executivo e, assim, evitar dissidências no grupo. Tanto Bottura, no terceiro mandato, como Pinheiro, na quarta legislatura, mantêm o posicionamento de postular candidatura.

Por meio da assessoria, o prefeito negou veementemente o convite aos correligionários e afirmou que sequer houve reunião sobre o assunto.

Nos bastidores comenta-se que a bancada petebista na Câmara, composta por cinco parlamentares - além da dupla, Jorge Salgado, Flávio Rstom e Gérsio Sartori -, tem articulado para fortalecer suas bases para que essa união afiance, no mínimo, o posto de vice na chapa governista. Outro ponto defendido pelo quinteto se refere à escolha do sucessor de Auricchio por meio de pesquisa de intenção de voto.

A estratégia de oferecer secretaria funcionou com o também vereador Gilberto Costa (PP), que retornou à base de sustentação após convite para assumir a Pasta de Esportes e Turismo. Gilberto, que atuava há dois anos na ala oposicionista, afirmava que concorreria como cabeça de chapa no pleito.

Bottura rechaça que tenha recebido a proposta para deixar o Legislativo e, consequentemente, ocupar a autarquia de água e esgoto, que inclusive já geriu nas administrações Luiz Tortorello. "Não houve conversa neste sentido. Até porque não aceitaria o convite. Prefiro permanecer com meu mandato para o qual fui conduzido e terminá-lo de forma integral." Atualmente a direção-geral do DAE está a cargo de Luiz Carlos Morcelli.

Pinheiro, que é médico, não foi localizado para comentar a questão. Porém, em outras oportunidades descartou a possibilidade de comandar a Secretaria de Sáude, hoje ocupada Helaine Balieiro Oliani.

Caso seja concretizada a manobra, abre-se espaço para os suplentes Sueli Nogueira e Ângelo Pavin, que coordena comissão provisória no PMDB municipal. Com a articulação, ainda haveria a chance de diálogo mais aprofundado com Pavin, ex-vereador e atual superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), outra liderança política que tem buscado quadros para lançar candidatura na cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;