Setecidades Titulo
Enterro de babá deve ser nesta quinta-feira à tarde no Vila Pires
Por Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
22/12/2005 | 08:25
Compartilhar notícia


O velório da babá Ana Elisa Gonçalves de Toledo, 24 anos, começou quarta-feira às 19h, no cemitério Vila Pires, em Santo André. O corpo seria velado durante toda a noite. A família informou que o enterro seria nesta quinta-feira à tarde, mas até as 21h ainda não havia decidido o horário.

O corpo da babá, que foi morta a facadas pelo ex-namorado checo Martin Novotny, 22 anos, no último dia 13, nos Estados Unidos, chegou no aeroporto em Cumbica por volta das 11h de quarta-feira. Para obedecer os trâmites burocráticos exigidos pela Anvisa, Polícia Federal e Receita Federal, o corpo ficou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, até as 15h. O pai da babá, Orlando Pires de Toledo, 59 anos, acompanhou todo o processo de liberação do corpo. “Os funcionários foram eficientes, mas o processo é demorado mesmo.” O pai, a mãe, Maria Elisa Gonçalves Toledo, 52 anos, e o irmão, Eduardo Toledo, 21 anos, chegaram no velório às 20h.

A mãe estava abalada e ficou por um bom tempo ao lado do caixão da filha, que estava aberto. Ana Elisa foi maquiada no cemitério do Curuçá para depois ser levada para a Vila Pires. “Do aeroporto, a levaram ao cemitério do Curuçá, para trocar de urna, pois a urna americana é muito grande”, explicou o pai. Orlando lembrou da última vez que sua filha veio ao país, em abril, para resolver um problema de documentação. “Fui buscá-la no aeroporto e voltamos no carro todos rindo muito”.

Cerca de 50 pessoas, entre parentes e amigos, passaram pelo velório desde o horário que o corpo chegou até as 21h. Familiares de Ana Elisa vestiam uma camisa branca com uma foto da moça e a frase: Ana Elisa, você permanecerá para sempre em nossos corações. A bancária Michele Garcia, 27 anos, uma das amigas que estava no velório, contou que Ana Elisa era muito animada. Nas conversas pelo Messenger (bate-papo pela internet), Michele diz que amiga havia lhe pedido seu endereço para mandar um cartão de Natal. “E deixou um recado no meu Orkut (site de relacionamento) para que eu lhe enviasse um também”.

Ana Elisa vivia em Denver, no Estado norte-americano do Colorado, há um ano e quatro meses, trabalhando como babá na casa de uma família. O motivo do crime, teria sido ciúmes, porque ela estaria envolvida com outra pessoa, o que o ex-namorado Martin não aceitava. Ele está preso e deve responder por crime de primeiro grau, quando há intenção de matar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;