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Início de carreira requer atitudes certeiras
Cibele Gandolpho
Do Diário do Grande ABC
10/05/2010 | 07:07
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Só quem está no início de carreira consegue mensurar as dificuldades de se lidar com o desconhecido e ainda mostrar eficiência no trabalho. Essa dúvida tira o sono de muitos jovens, que não sabem que atitudes são mais adequadas nessa fase da vida profissional.

Muitas vezes o estágio é uma das ferramentas mais apropriadas para proporcionar experiência e adaptar as pessoas no mercado de trabalho, já que a maioria não conhece o lado prático de uma organização.

De acordo com Carmen Alonso, gerente de treinamento do agente de integração Nube, é de extrema importância manter postura como a de qualquer outro colaborador dentro de uma empresa no início da vida profissional.

Há diversos detalhes a serem observados e seguidos para começar bem a trajetória profissional, cita a gerente.

Cumprimento de horários e normas é um deles. "Faltar ou atrasar na primeira semana, nem pensar, pois pode parecer falta de comprometimento. Programe-se para chegar com 15 minutos de antecedência", diz.

Segundo Carmen, é comum o novo funcionário se sentir deslocado, porém, é importante superar a timidez e começar a se relacionar com as pessoas. "Uma atitude de parceria contribui muito para a formação de um bom time de trabalho. Mas cuidado com o excesso de informalidade. Utilize sempre o português correto e mantenha a prática da leitura para aperfeiçoar cada vez mais o vocabulário."

INICIATIVA
Outro ponto a ser levado em conta é a iniciativa. "O ideal é sair em busca de tarefas caso o novato perceba que está com poucas atividades, isso evita a dispersão. Não é somente o empregador quem deve ensinar as tarefas ao colaborador, mas também o contrário. Quem não possui experiência sempre têm algo a agregar pela sua própria vivência", afirma.

Algumas empresas adotam estilos formais e outras mais informais. Antes de ingressar na companhia, já no período do processo seletivo, observe o tipo de roupa dos colaboradores e procure trajar-se de acordo.

Independentemente do estilo da firma ou até mesmo da função, roupas de passeio, muito coloridas e maquiagens fortes não são adequadas em ambiente corporativo.

Também deve-se falar e escrever corretamente e evitar gírias. Abreviaturas comuns na linguagem da internet devem ser terminantemente abolidas.

NETWORKING
O gerente da Human Talentos, Pietro Ludemberg, aconselha que os iniciantes também intensifiquem seu networking. "A partir do momento em que o gestor passa a conhecer os outros interesses do funcionário, pode aproveitá-lo em outra área da empresa. É possível conseguir colocação inclusive em empresas parceiras ou até mesmo ser indicado para processos seletivos de clientes e fornecedores", afirma.

Pesquisa da Fundação Getulio Vargas mostra que cada ano a mais de estudo aumenta em 15% a remuneração do empregado. Tanto o nível superior quanto segundo e até terceiro idiomas são benéficos para o desenvolvimento. "Quando um gestor tem a oportunidade de promover alguém de sua equipe, se ele tiver alguém que fale inglês, principalmente, muito bem, não importa se essa pessoa é novata. Muitas vezes, o que importa é a competência para tal função", diz Ludemberg.


Veracidade na criação do currículo é fundamental


Em todo processo seletivo, o currículo é o cartão de visitas do candidato. E, para quem está no início da carreira, ele deve ser bem elaborado, já que não conta com tanta experiência para chamar a atenção do entrevistador.

O currículo é, antes de mais nada, um documento. As informações que traz tem caráter oficial em uma seleção, como RG profissional. "Para garantir que a primeira impressão seja positiva, alguns cuidados devem ser tomados durante a preparação do currículo", explica o gerente da Human Talentos, Pietro Ludemberg.

"A veracidade das informações não deve ser deixada de lado. Muitos candidatos, em início de carreira principalmente, costumam incluir cursos para dar uma ‘aquecida' no currículo, mas isso é totalmente desfavorável porque uma hora tais habilidades serão cobradas", afirma.

"É importante deixar de lado a ‘decoração' e informações irrelevantes. Dispense papéis coloridos, a menos que sua área de atuação permita", afirma Teresa Gama, diretora da consultoria Projeto RH.




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