Política Titulo Peso
Região tem peso para eleger 40 deputados

Com 2 milhões de eleitores, Grande ABC ‘alcançaria’ 20 vagas a federal e outras 20 para estadual

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC possui potencial político para eleger 40 deputados hoje, data do primeiro turno. O cálculo levantado para vagas proporcionais pode ser verificado em hipotética linha de corte de 100 mil votos. Com dois milhões de eleitores, a região conseguiria garantir 20 cadeiras parlamentares na Câmara Federal e outras 20 à Assembleia Legislativa, caso a votação de todos os envolvidos no processo eleitoral ficasse concentrada em candidatos de reduto eleitoral nas sete cidades.

São 107 postulantes registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com ‘residência’ no Grande ABC. Atualmente em exercício, a região tem representatividade de nove deputados, sendo quatro federais – Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-São Bernardo), Vanderlei Siraque (PT-Santo André), Helcio Silva (PT-Mauá) e William Dib (PSDB-São Bernardo) – e cinco estaduais – Orlando Morando (PSDB-São Bernardo), Alex Manente (PPS-São Bernardo), Ana do Carmo (PT-São Bernardo), José Bittencourt (PSD-Santo André) e Vanessa Damo (PMDB-Mauá).

Para o pleito atual, Dib não concorrerá à reeleição. Depois de quatro anos em Brasília, o tucano e ex-prefeito de São Bernardo anunciou fim do ciclo no Congresso Nacional. Os demais candidatos entrarão novamente na corrida pelo voto. A maioria dos postulantes, inclusive, disputará o páreo para renovar o mandato. Fora deste cenário, apenas Alex Manente, que tem oito anos na Assembleia Legislativa. Pela primeira vez, o popular-socialista brigará por cadeira de deputado federal.

No decorrer da legislatura (2011-2015), tanto no âmbito federal quanto para o Parlamento paulista, a região presenciou mudanças em suas bancadas. José de Filippi Júnior (PT-Diadema) foi eleito deputado federal em 2010. Assumiu o posto e ficou até 2013, quando se licenciou ao aceitar convite do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para ocupar a Secretaria de Saúde da Capital. Regina Gonçalves (PV-Diadema) figurou por três anos como deputada estadual. Ela assumiu a cadeira de Edson Giriboni (PV), alçado ao secretariado do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O resultado das urnas será termômetro para a eleição de 2016. Quadros de peso do Grande ABC são cotados para encabeçar chapa majoritária daqui dois anos. Porém, a quantidade de votos é considerada essencial para carimbar o voo. Prova disso se deu no pleito anterior. Quatro deputados se credenciaram para disputar prefeituras. Carlos Grana (PT-Santo André) e Donisete Braga (PT-Mauá) garantiram cadeira na Assembleia Legislativa, com expressiva votação. Em 2012, os petistas disputaram, com sucesso, cargo ao Executivo. Vanessa e Alex também concorreram, mas não tiveram mesmo êxito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;