Setecidades Titulo
Especialistas discutem novos modelos de Febem para a região
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
14/06/2004 | 21:41
Compartilhar notícia


Um grupo de pedagogos, especialistas em educação para adolescentes infratores e representantes de prefeituras da região se reuniram nesta segunda na sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em Santo André, para discutir diretrizes do novo modelo de Febem (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor) na região. Depois de um dia inteiro de discussões, nenhuma medida concreta foi tirada. Nova reunião foi marcada para o fim do mês, dia 28, com a presença de representantes da Febem.

Serão construídas na região, três unidades da Febem – em Santo André, São Bernardo e Diadema. Para isso, as três prefeituras precisam liberar as áreas para essa destinação.

“Queremos estabelecer parcerias. Nossa intenção é desenvolver atividades que possam aproximar a sociedade e convidar a todos a participar desse processo de reeducação social”, disse Marlene Zola, coordenadora do Movimento Regional Criança Prioridade 1.

Para o ex-diretor da Febem em Minas Gerais, Antonio Carlos Gomes da Costa, que deu uma palestra sobre o tema durante a manhã, um novo conceito de internação deve ser implantado na região. Na opinião dele, o atual sistema baseado em projetos penitenciários prejudica a formação do adolescente e distorce a verdadeira função da Febem.

Para Edna Souza, representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o projeto pedagógico irá definir o projeto arquitetônico. Segundo ela, esse modelo de recuperação do menor já apresenta bons resultados nas três unidades da entidade em Minas Gerais, as únicas no Brasil a adotarem o modelo que deve ser implementado na região. Edna disse que o modelo na região será um apanhado de dezenas de unidades que deram certo.

A assessoria de imprensa da Febem informou nesta segunda que aguarda a liberação dos terrenos para começar a construir os centros de reclusão, que terão capacidade para até 96 adolescentes cada. A média das unidades da Febem é para 150 internos a um custo de R$ 3 milhões. Os valores das obras em Santo André, São Bernardo e Diadema ainda não foram definidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;