Internacional Titulo
Cem mil estrelas desconhecidas sao detectadas na Via Láctea
Por Do Diário do Grande ABC
14/06/2000 | 10:12
Compartilhar notícia


Cerca de cem mil estrelas até agora desconhecidas foram detectadas no centro da Via Láctea pelo Observatório Espacial Infravermelho (ISO) da Agência Espacial Européia (AEU), anunciou a agência.

A AUA divulgou os primeiros resultados do programa científico internacional dedicado a essa tarefa. ``A densidade das estrelas é 500 vezes mais importante do que em todo o resto da galáxia. As estrelas chegam a se chocar entre si. Estas estrelas nos dao várias informaçoes; suas velocidades relativas, por exemplo, podem revelar a existência de antigas galáxias absorvidas pela amostra', explicou.

Esse núcleo jamais foi explorado convenientemente por causa da densa poeira que o oculta. Dentro do programa Isogal, conduzido por astrônomos alemaes, franceses, italianos, holandeses e suecos, como também chilenos, americanos, indianos e sul-africanos, o telescópio espacial europeu permitiu atravessar essa barreira opaca e perscrutar detalhadamente, durante mais de 255 horas, a populaçao estelar do centro da galáxia.

Cerca de 100 mil estrelas, até agora desconhecidas, puderam ser identificadas graças às imagens do ISO, cujos dados foram completados pelos do projeto internacional Denis, que utiliza o telescópio do Observatório Europeu Austral (European Southern Observatory/ESO) instalado em La Silla (Chile).

ISO (Infrared Space Observatory) funcionou de novembro de 1995 até maio de 1998 e acumulou mais de 30 mil observaçoes. Sua ``morte' programada, devido ao esgotamento de suas reservas de hélio líquido, elemento necessário para manter seus instrumentos a uma temperatura extremadamente baixa, próxima do zero absoluto, acontece ao final de 28 meses de atividade, ao invés dos 18 inicialmente previstos.

O balanço destas observaçoes ainda nao foi concluído e novos dados continuam sendo recolhidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;