Cultura & Lazer Titulo
Scandurra procura sonho pop
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
24/06/2004 | 20:58
Compartilhar notícia


Edgard Scandurra traz seu sonho pop a Santo André. Sob o codinome Benzina, o guitarrista do Ira! apresenta o repertório de seu segundo disco solo de música eletrônica, Dream Pop. O show ocorre às 20h, dentro do projeto Electrosons do Sesc Santo André, e tem entrada franca.

 “Vou levar dois seqüenciadores e, com eles, vou mixar e modificar as músicas ao vivo. É meu Live P.A.”, afirma Scandurra, que também não vai abandonar a guitarra, com a qual fará solos e improvisos. As músicas certamente soarão bem diferentes das gravadas no disco. “Elas podem ficar mais longas ou mais curtas, mais dançantes ou mais sensoriais. É uma questão de sensibilidade para entender o momento”, diz. Ele adianta que de Dream Pop vai tocar Eu Estava Lá e Verani, além de outras duas inéditas, na vertente eletro. “Já havia uma semente forte desse estilo em meu disco, que pode ser percebida, por exemplo, em Eu Estava Lá”.

O eletro tem como característica a batida 4/4 (semelhante à do tecno e do house) mas se utiliza de timbres eletrônicos produzidos em sintetizadores e sequencers e não da produção posteriormente sampleada. “Gosto do eletro porque é minimalista, combina com a minha guitarra, que dentro da música eletrônica, nunca deixo cair no virtuosismo. Utilizo o instrumento mais como fonte de timbres novos”, afirma.

Parte do sonho pop de Scandurra é ver todo mundo dançando suas criações eletrônicas. “Isso é uma utopia, mas gostaria que as pessoas dançassem sem olhar para o palco, sem ir lá para ver iluminação, cenografia ou guitarra; que fechassem os olhos, dançassem e sentissem o som. Não quero fazer o show do estrelato, porque com o tempo, começou a haver um culto muito grande ao DJ. Quero que a luz fique na platéia, não em mim”, diz. Scandurra também não pensa na música eletrônica soando em grande escala para justificar seu conceito pop. Acha que isso poderia afetar negativamente a qualidade das produções e ligá-la infalivelmente ao circuito pop de hoje, que se atrela aos interesses comerciais.

E a respeito do horário de seu show, a princípio pouco convencional para o circuito da música eletrônica, Scandurra diz: “Foge um pouco do circuito bombado mas pega um perfil legal. Hoje tem muita gente que curte eletro e não tem necessidade de acordar à 1h da madrugada e chegar na festa às 3h para se divertir. Isso se tornou um estereótipo que não condiz com a realidade. Estou mais preocupado com o último capítulo da novela Celebridade. Mas quero lembrar que ele será reprisado no sábado (risos)”.

Edgard Scandurra – Show Dream Pop. Nesta sexta, às 20h. No Sesc Santo André – r. Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;