Diarinho Titulo Brasil
Aqui tem enchente e deslizamentos
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
11/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Enchentes e deslizamentos são desastres comuns no Brasil. Na época das chuvas, rios transbordam e ruas ficam alagadas. Os fenômenos são produzidos pela natureza, mas o homem contribui para que se tornem mais graves. As cidades são feitas de concreto e possuem poucas áreas verdes. Sem ter para onde ir, a água invade edifícios.

Assim como o irmão, Sarah Leandra Santos, 7 anos, de Mauá, não tem medo que um furacão chegue ao País, mas fica assustada com as enchentes que acontecem por aqui. Para a menina, a poluição piora tudo. "Pessoas jogam lixo nas ruas. Isso entope os bueiros."

Quando chove muito podem ocorrer deslizamentos de terra, principalmente em áreas desmatadas (as árvores evitam o problema). Há casos em que pedras e terra caem dos morros e fecham estradas. Mas o problema é maior quando casas são construídas de forma irregular em terrenos muito inclinados. Nesses locais, a força da água pode carregar o que encontra pela frente. Pessoas perdem seus lares e até a vida.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;