Política Titulo Editorial
Confiança, no mínimo
Do Diário do Grande ABC
19/06/2018 | 11:44
Compartilhar notícia


Números divulgados por entidade que representa o setor da construção civil no Grande ABC mostram que em abril foram contratados seis vezes mais trabalhadores que no mesmo mês do ano passado. É, sem dúvida, um sinal de recuperação, mas não algo que possa ser comemorado. Até porque, ainda há considerável deficit de operários neste segmento.

O volume de contratações cresce conforme avançam as obras. E para que isso ocorra é preciso que existam pessoas interessadas em comprar e que tenham condições de arcar com a despesa, o que não ocorre de um dia para outro. A decisão de adquirir uma casa ou apartamento é atitude que precisa ser maturada e que, no mínimo, exige planejamento, em razão do custo elevado.

Se a economia vai bem, as pessoas têm emprego e podem pensar em imóveis como moradia ou até como investimento. Se vai mal, quem tem algum dinheiro guardado se retrai e fica à espera de dias melhores. É uma das lógicas do mercado.

Nos últimos meses o Brasil viveu a expectativa de recuperação econômica. Retomada de produção da indústria, criação de vagas e a sensação de que o pior já havia passado se fizeram presentes. Mas esse período de calmaria foi afetado pelo movimento de greve dos caminhoneiros, que afetou vários setores, principalmente com a falta de combustíveis e a paralisação das linhas de produção das montadoras. É sempre importante lembrar que no Grande ABC estão seis fábricas de veículos. E que se elas param, uma grande cadeia produtiva também fica estanque.

O caso é tão sério que diretor de sindicato que reúne as construtoras lamentou a interferência de fatores externos como delações, greves e até a eleição presidencial no andamento da economia nacional. Sem ter confiança, o empresário não dá início a novas edificações e os possíveis compradores também não demonstram interesse. 

É preciso destravar esse nó. E o primeiro passo é ter vontade política. Sem isso, a economia continua claudicante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;