Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Dia Internacional da Biodiversidade
Do Diário do Grande ABC
22/05/2018 | 11:38
Compartilhar notícia


Hoje, 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, data proclamada pela ONU (Organização das Nações Unidas) com a finalidade de conscientizar a sociedade a respeito do valor e a representatividade que o tema tem para o mundo. No Brasil, o período é oportunidade para debater as formas de utilização dos nossos recursos naturais, reduzir os danos ambientais e sociais, uma vez que, em diversas regiões, temos comunidades que dependem dos ingredientes oriundos da biodiversidade para garantir fonte de renda extra.

O Brasil é dono da maior biodiversidade do planeta: abriga mais de 20% das espécies da flora e da fauna terrestres. Engana-se, porém, quem pensa que toda essa riqueza se restringe aos fatores naturais – o nosso País possui também cerca de 200 povos indígenas e diversas comunidades tradicionais que atuam em harmonia com a floresta para garantir sua sobrevivência, como os seringueiros, caiçaras, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, pescadores e agricultores familiares. Ao traçarmos paralelo entre o tema e a indústria alimentícia, encontramos bons exemplos, como as manteigas e óleos obtidos a partir de frutos e sementes da biodiversidade brasileira, entre eles o cupuaçu e a castanha-do-Brasil. 

A proposta é que esses ingredientes sejam acrescentados a receitas tradicionais do dia a dia, como pães, bolos, cookies, molhos e maioneses, para fortificar nutricionalmente o alimento, além de proporcionar sabores exclusivos. Ou seja, além de esses produtos serem obtidos de forma sustentável, eles são benéficos para a saúde por serem naturais. Aliás, podemos observar que cada vez mais cresce o número de consumidores conscientes, preocupados não apenas com o paladar, mas, também, com a saudabilidade e a procedência dos alimentos. Assim, o grande desafio da indústria alimentícia está relacionado aos investimentos em pesquisas para garantir o desenvolvimento de itens inovadores que agradem o paladar e impactem de forma positiva na saúde.

Prova disso está no crescimento do mercado de produtos saudáveis. De acordo com a Euromonitor, em 2017, o mercado brasileiro de produtos saudáveis movimentou R$ 92,5 bilhões, com expansão média anual de 9,5%, desde 2012. Esse cenário nos mostra que a indústria alimentícia deve estar atenta às novas preocupações de consumo. Com o mercado cada vez mais exigente, são necessários desenvolver trabalhos inovadores e realizar pesquisas constantemente para proporcionar alimentos 100% naturais e com paladar atraente. Afinal, o futuro da sobrevivência humana depende de práticas mais sustentáveis em todos os setores da economia.

Lilia Kawazoe é gerente comercial da unidade de negócio Concepta Ingredients, pertencente ao Grupo Sabará.

Palavra do leitor

Marek 

 Estou preocupado com o que vem acontecendo nos pontos de ônibus no Jardim Marek, em Santo André. O pessoal tem que ficar escondido para não ser assaltado. Onde a gente vai parar? Não temos paz nem para ir trabalhar. Vou levar minha mulher no ponto, mas não resolve! A gente fica escondido até o ônibus chegar. Quase todo dia tem assalto e as pessoas não fazem BO (Boletim de Ocorrência) porque ficam tão chocadas que nem lembram de fazer. Sei que é preciso fazer BO, para que a polícia tome conhecimento do caso, porém, já houve tiroteio de bandidos contra a polícia no ponto. Por esse motivo acho que a polícia já sabe do que se passa nos pontos de ônibus de Santo André. Só falta pensar na solução, porque sabemos que tem mais bandidos do que polícia. Precisamos de solução ‘para ontem’. 

Paulino de Oliveira

 Santo André

Resposta 

 O senhor Octávio David Filho fala em sua carta que não encontrou rua com nome da ‘nossa cidade de Ribeirão Pires’ (Ausência, dia 20). Talvez o leitor tenha procurado como ‘Rua Ribeirão Pires’. De fato, não irá encontrar. No município de Diadema, a via tem denominação ‘Rua Cidade de Ribeirão Pires’ e está homenageada no livro citado, na página 34.

Neuceli Mendes Bonafé

 Ribeirão Pires

Ao Deus dará

 Mauá esta literalmente jogada ao Deus dará. A população até que fez sua parte não reelegendo Donisete Braga como prefeito, péssimo administrador e envolvido em diversas falcatruas. Porém, elegeu Atila Jacomussi e deu no que deu. Preso por desvio de recursos de merenda escolar. Que vergonha! A culpa não é só do eleitor e sim, também, dos partidos, que pensam somente em usurpar dinheiro público. Antes a gente podia separar o joio do trigo, mas nos dias de hoje parece que só há joio no meio político. Alaíde Damo, que assumiu interinamente, pela entrevista dada a este Diário (Política, dia 18), conclui-se que nem mesmo o endereço da Prefeitura sabe direito, tamanho desconhecimento e despreparo demonstrados. Se não bastasse isso, foi assessorada na entrevista por Vanessa Damo, sua filha cassada pela Justiça eleitoral até 2020, que atualmente tem ‘boquinha’ no Paço como secretária de Assuntos institucionais. Tem chance de dar certo cidade administrada com esse tipo de gente?

Mauri Fontes

Santo André

Maduro – 1

 Nicolás Maduro vence as eleições na Venezuela sob chuva de suspeitas, que vão desde milícias obrigando eleitores a participarem do pleito, ameaças de não receberem auxílio de US$ 8 mensais, o Bolsa Família venezuelano, às urnas eletrônicas provavelmente fraudadas. Será que a presidente do PT – e em breve detenta –, Gleisi Hoffman, irá parabenizar Maduro e chorar o futuro bolivariano do qual o Brasil sob a tutela do PT escapou? Aos brasileiros só resta agora dividir com os venezuelanos refugiados os parcos empregos que restaram por causa dos sérios problemas econômicos herdados do ‘lulodilmismo’.

Beatriz Campos

 Capital

Maduro – 2

 E deu no que Deu. Nicolás Maduro foi reeleito presidente da Venezuela. Segundo o noticiário, sua excelência venceu o pleito oferecendo comida aos eleitores. Quer dizer, é a fome mantendo a fidelidade nas urnas. A propósito, todos já vimos esse filme, não é? Só para dizer o mínimo!

Luís Fernando Amaral Santos

Rio de Janeiro

Estamos vencendo

 Não desejamos a prisão de ninguém, mas os que não cumprem a lei devem ser punidos com rigor. A sociedade caminha dentro da estrada da lei. Sem lei temos a desordem, a anarquia. Os países organizados são possuidores de número reduzido de leis. Nos Estados Unidos a Constituição cabe em uma folha de papel e no Reino Unido nem escrita é. No Brasil são milhões de leis, decretos, decretos lei, e há tanta lei que os juízes ficam perdidos no emaranhado de linhas escritas. Toda administração brasileira sabia que a corrupção corria solta. Foi necessário um juiz para que o mundo viesse abaixo. O roubo é claro, mas a Justiça demora. Mesmo demorando já temos três ‘chefetes’ presos. É para se bater palmas. Estamos no rumo certo. Novas eleições. Novos avanços. Dúvidas existem, mas a coisa vai andando e devemos evitar tropeços que nos levem a fortalecer a tão falada esquerda corrupta. A esquerda, para vencer, é preciso de baderna. Cuba, Venezuela, URSS e outros são exemplos. Viva a lei! A lei! A lei!

Torres de Melo

 Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;