Internacional Titulo Acusação
Alemanha condena comentário de presidente turco sobre prática nazista do governo
06/03/2017 | 09:33
Compartilhar notícia
Divulgação


O governo da Alemanha condenou nesta segunda-feira os comentários feitos pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que acusou membros da administração local de "práticas nazistas" um dia após uma autoridade municipal impedir a participação de um ministro turco em um comício na cidade.

Steffen Seibert, porta-voz da chanceler Angela Merkel, afirmou que o comentário era "absolutamente inaceitável". "A Alemanha não é superada no respeito à lei, à tolerância e ao liberalismo", afirmou.

O porta-voz também rejeitou fortemente a comparação da Alemanha moderna com o período nazista, afirmando que tal equação minimiza os crimes daquele período. Seibert notou que existem grandes laços econômicos, militares e sociais entre ambos os países, mas admitiu existir "grandes diferenças de opinião" entre Ancara e Berlim no momento.

A reação de Erdogan aconteceu após governos da Alemanha e Holanda frustrarem planos de ministros turcos participarem de comícios nos dois países no fim de semana, que tinham em vista um referendo que dá mais poderes ao presidente. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;