Setecidades Titulo Escolas ociosas
Secretário admite possibilidade de rever fechamento de escolas ociosas

Diante de protestos, Herman Voorwald
delega reorganização às diretorias de ensino

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
13/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Diante do cenário de dúvidas, manifestações e ocupações de escolas em razão do processo de reorganização da rede de ensino paulista, o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, admite a possibilidade de rever a disponibilização de unidades de ensino ociosas, caso as diretorias de ensino julguem necessário. Em entrevista exclusiva ao Diário, na tarde de ontem, o secretário considerou positiva a movimentação de estudantes na defesa dos espaços e destacou que a secretaria não vai interferir no processo, todo delegado às dirigentes regionais de ensino.

“As diretorias fizeram o trabalho. Se houve algum movimento que, porventura, não se sustente e a diretoria diga que tem que rever, a administração entende que elas têm competência. Porque elas conhecem a história e fizeram a proposta. Não haverá interferência da administração neste sentido. A manifestação deve vir de quem fez a proposta”, enfatiza Voorwald.

Após diversas manifestações, estudantes insatisfeitos iniciaram processo de ocupar as unidades de ensino em que estudam como forma de protestar contra a disponibilização dos espaços ou transferência de alunos. Na região, alunos da EE Diadema, no Centro de Diadema, estão acampados na unidade de ensino desde segunda-feira. Ontem, jovens da EE José Augusto de Azevedo Antunes, no bairro Casa Branca, a mais antiga escola do Grande ABC, com 101 anos, e a EE Vandomiro Silveira, no Jardim Silvana, em Santo André, seguiram o exemplo.

Em Diadema, a revolta é pela transferência dos 351 alunos do Ensino Médio noturno para a EE Senador Filinto Muller, a 50 metros de distância a partir do próximo ano. Já em Santo André, os jovens pedem a reversão do fechamento da unidade.

Alunos também ocuparam a EE Professora Heloisa de Assumpção, em Osasco, a EE Castro Alves, na Zona Norte, e a EE Fernão Dias Paes, na Zona Oeste da Capital. Neste último caso, a Justiça determinou que os estudantes deixem a unidade de ensino ainda hoje.

“Acho muito bom o movimento do aluno que começa a discutir a Educação. É bom porque sempre houve o processo de destruição das escolas, vandalismo, roubos. Quem sabe estamos começando movimento neste sentido de que o aluno cobre uma Educação melhor. Mas que não fique apenas nesta questão. Que questione qualidade, presença do professor”, sugere.

O secretário ressalta ainda que está aberto ao diálogo. “Minha fala sempre foi a de que a hora em que eles quiserem conversar estamos à disposição.”

Processo fechará seis unidades escolares em três cidades da região

Seis escolas estaduais do Grande ABC encerrarão suas atividades a partir de 2016 e terão seus prédios disponibilizados para o Centro Paula Souza ou para as prefeituras para fins educacionais. O processo de reorganização da Secretaria Estadual da Educação deixará três prédios ociosos em Ribeirão Pires, dois em Santo André e um em São Bernardo. O processo afetará a rotina de 1.890 estudantes. Em todo o Estado, são 94 unidades.

Serão reorganizadas 21 escolas em Santo André, sendo que 16 delas passarão a atender ciclo único em 2016. Das 81 unidades de ensino estadual de São Bernardo, 24 passarão a atender apenas um ciclo de ensino. Em Ribeirão Pires, apenas duas escolas passarão a atender ciclo único. Já em Mauá serão quatro. Diadema terá 15 escolas voltadas a apenas um ciclo de ensino. Não houve reorganização em São Caetano e Rio Grande da Serra.

O Estado disponibiliza o endereço www.educacao.sp.gov.br/reorganizacao para consulta da situação de cada escola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;