Setecidades Titulo
Doença é silenciosa e leva à morte
Por Juliana Bontorim
20/09/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


Chocada e estarrecida. Assim está Liliana Gonçalves, viúva do apresentador da EcoTV Lucky Ravelli. Ele morreu repentinamente, horas depois da festa em comemoração a seus 35 anos. Ataque fulminante do coração? "Nunca imaginamos que ele tivesse esse problema", desabafa Liliana. Lucky morreu de embolia pulmonar, provocada por TVP (Trombose Venosa Profunda).

"Ele reclamava de dor na perna, mas achávamos que era cansaço, porque ele trabalhava muito", diz a mulher. A TVP é doença silenciosa, exceto pelas dores físicas, e pode ser fatal se não descoberta a tempo.

Nos Estados Unidos, a TVP é responsável por 600 mil hospitalizações anuais, com 80 mil óbitos resultantes de embolia pulmonar. No Brasil, segundo Jackson Caiafa, diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e Acidente Vascular, ocorrem 100 casos para cada 100 mil habitantes.

A TVP não dá sinais claros de sua existência. Costuma acometer pessoas acima dos 40 anos, obesas, com varizes ou com histórico familiar. A dona de casa Vera Lúcia Linero, 58 anos, passou a notar as pernas inchadas após ser submetida a uma cirurgia de hérnia de disco. "Por causa da operação fiquei muito tempo imóvel. Quando voltei a andar, percebi o inchaço." Procurou um médico e o diagnóstico foi direto: trombose venosa profunda. O tratamento durou seis meses. Hoje, Vera está curada.

Cirurgião vascular do Hospital Mário Covas, Robson Barbosa de Miranda explica que a TVP costuma se manifestar nos membros inferiores, mas também ataca a pelve e chega a ser confundida com dor abdominal. Há dois tipos da doença. A superficial, também chamada de tromboflebite, deixa as veias inflamadas e parcialmente avermelhadas. Pode até se manifestar na safena. A TVP profunda provoca a obstrução dos vasos sanguíneos e provoca embolia pulmonar, levando à morte.

O tratamento é feito com anticoagulante, infusão de medicação por cateter fibrinólise e cirurgia para a retirada do trombone.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;