Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Na agenda de São Caetano, a virada de abril para maio

Abril termina, maio começa e a agenda histórica da Fundação Pró-Memória de São Caetano 2021 – a cidade em 52 fotos – também faz uma virada de década, a de 1950 para 1960. O antigo Tijucuçu, transformado em núcleo colonial, era agora uma metrópole, investindo em equipamentos públicos em várias áreas

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/05/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


 Ao longo dos 1ºs de maio

SOCIALISTAS & ANARQUISTAS

Em 1901, a esquerda operária tinha duas grandes frentes, que se digladiavam e mediam forças. Em Buenos Aires, foram duas passeatas: a dos anarquistas conseguiu reunir 2.000 participantes.

Já o governo do Uruguai mandou guardar por tropas as igrejas de Montevidéu, a fim de evitar excesso dos anticlericais.

LIBERDADE

O dia é celebrado em São Paulo com conferências na Sociedade Leal Oberdank e comícios populares na Praça da Sé e Largo da Concórdia.

Em 1921, o partido operário britânico publicou manifesto pedindo a liberdade das relações comerciais entre as nações, a libertação dos prisioneiros políticos, destruição do militarismo em todos os países e a socialização dos meios de produção.

RELIGIOSIDADE

Em 1956, o operariado mantém tradição e realiza romaria ao santuário da Penha, promovida pela Federação dos Círculos Operários – os trabalhadores iniciaram procissão às 6h na Praça da Sé, chegando à Penha duas horas e meia depois.

Um transmissor na Estrada do Mar

Texto: Milton Parron

No dia 6 de maio próximo a Rádio Bandeirantes estará comemorando 84 anos de sua inauguração. 

Em 1937, quando iniciou atividades, a emissora tinha estúdios na Rua São Bento e alguns meses mais tarde transferiu-se para a vizinha Rua Libero Badaró. 

Em meados dos anos 40, nova mudança, agora para a Rua Paula Souza onde permaneceu até 1965, quando transferiu-se para a atual localização no Morumbi. 

O primeiro programa Memória, de uma série recordando os 84 anos da Bandeirantes, destacará entrevistas com os irmãos Vicente e Euclides Demarco, ambos da área técnica, sendo que Vicente foi o primeiro contratado para cuidar do transmissor localizado na Estrada Velha do Mar. 

Também levaremos ao ar depoimentos de Antonio Cardoso Terra Neto, que foi o responsável pela montagem do transmissor e de toda a área técnica da emissora, além dos relatos de Tito Fleury, primeiro locutor da emissora, e de Eneas Machado de Assis, diretor artístico. 

Outro destaque será o relato de Althea Alimondi, que, aos 17 anos, foi a violinista que arrancou muitos aplausos na festa de inauguração da Bandeirantes em 1937. 

Para completar, reviveremos trechos de atrações internacionais que fizeram temporada na emissora nos anos 1950.

EM PAUTA – Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Os 84 Anos da Band – parte I. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, sábado, às 22h, com reprise amanhã, domingo, às 7h, e durante madrugadas da semana.

Em 1º de maio de...

1914 – Fundado o São Caetano EC.

1916 – Altino Arantes assume o governo do Estado de São Paulo, na sucessão de Rodrigues Alves

1936 – Romeiros de Santo André visitam a Capela do Pilar, em Ribeirão Pires. Começava a nova versão da festa de Nossa Senhora do Pilar, que vinha sendo realizada até a atualidade.

1946 – Instalada a Justiça do Trabalho em Santo André, com abrangência sobre toda a região.

1956 – Fundado o EC Nacional, de Vila Vivaldi, em São Bernardo.

Aberta em todo o Estado de São Paulo a estação de caça e pesca, conforme portaria da Divisão de Proteção e Produção de Peixes e Animais Silvestres. Dizia-se: caçadores em busca das emoções da caça.

O futebol brasileiro na Europa: 1 a 0 sobre a Turquia, em Istambul, gol de Djalma Santos.

Em festa, o governo do Estado inaugura a estrada de rodagem entre a Capital e Campinas.

Hoje

Dia do Trabalho e do Trabalhador

Dia da Literatura Brasileira. Homenagem ao escritor José de Alencar, nascido em 1º de maio de 1829.

Santo do Dia

Em 1956 era celebrada pela primeira vez em 1º de maio a nova festividade em louvor a São José, data instituída pelo papa Pio XII

Municípios Brasileiros

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Murutinga do Sul, elevado a município em 1954, quando se separa de Andradina.

No Estado do Amapá, aniversariam em 1º de maio: Cutias, Itaubal, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba e Serra do Navio.

Também aniversariam: Abreulândia, no Tocantins; Assaí e Primeiro de Maio, no Paraná; Campo Erê e Ibicaré, em Santa Catarina; Caracol, no Mato Grosso do Sul; Glória e Paripiranga, na Bahia; Nobres, no Mato Grosso; Parobé e São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul; e São Mamede, na Paraíba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.