Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Um cacho de cabelo pela Negrinha

Hoje voltamos à cidade rural que era Santo André 80 anos atrás. Estamos na Vila Pires. A produção leiteira fazia parte da economia local

Por Ademir Medici
20/04/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


A proposta do laçador
Texto:Tânia Geannaccini 

Li em Memória (‘Adolpho Kirstens salvou seu boi’, edição de 11 de abril), sobre o boi que foi salvo do matadouro, e lembrei-me da história que minha mãe, Eunice Mandelli Geannaccini, hoje com 86 anos, conta.
A mãe dela, a nona Philomena De Vecchi Mandelli, casada com Angelo Mandelli, criava umas vaquinhas leiteiras, ali na Rua Monte Pascoal, atrás do terreno do futuro Estádio Bruno Daniel.
A produção de leite servia para consumo próprio e venda, principalmente para Homero Thon, que fazia a revenda.
Uma dessas vaquinhas chamava-se “Negrinha”, e um dia foi aprisionada pelo laçador de animais, um tipo de carrocinha dos idos de 1942.
Minha mãe, então com 8 anos de idade, corria atrás do homem, que seguia montado num cavalo enorme. A pequena Eunice implorava para o laçador devolver o animal.
– Se você me der um dos cachos do seu cabelo eu devolvo sua vaca!
Minha mãe afirmou que sim! Mas a <CW30>“Negrinha”, feliz por estar junto com outros animais, não quis voltar. Resultado, nona Philomena precisou ir à Prefeitura, pagar multa e reaver o animal. 
Esta é mais uma das histórias que parecem não terem acontecido nessa cidade tão urbanizada que é nossa Santo André.

Diário há meio século

Terça-feira, 20 de abril de 1971 – ano 13, edição 1515

Copa João Ramalho – Prosseguia a II edição do torneio, envolvendo seleções regionais. Resultados do domingo dia 18: Santo André 3, São Caetano 3; Ribeirão Pires 2, Diadema 1.
Três seleções dividiam a liderança: São Bernardo, São Caetano e Diadema.
II Divisão – No mesmo domingo 18, no Estádio Municipal (hoje Bruno Daniel), Santo André FC 1, União Agrícola Barbarense 1.
O Santo André permanecia líder e se preparava para o clássico frente ao Saad EC, no feriado de 21 de abril daquele ano 1971. Seria uma triste jornada...

Em 20 de abril de...
1916 – Prefeitura de São Bernardo alargava a Avenida Washington Luís, futura Rua Siqueira Campos, em Santo André, aproveitando-se da doação de uma nesga de terreno da chácara do industrial Kowarick, de Santo André.
1951 – Inaugurado templo adventista na Vila Curuça, em Santo André.
1956 – Prefeito Pedro Dell’Antonia, seu assessor Alcindo Tavernaro e o vereador Carrasqueira Filho, de Santo André, reúnem-se em Santos com Ciro Lustosa, gerente da Companhia City, para reivindicar o fornecimento de iluminação domiciliar para os moradores de Paranapiacaba.
1961 – Rolls Royce inaugura fábrica de São Bernardo.
 

Hoje
- Dia do Diplomata
- Dia do Disco


Santos do Dia

- Inês de Montepulciano
- Teodoro

Em São Paulo, hoje é o aniversário de Águas de Santa Bárbara (1876), Caraguatatuba (1857), Cunha (1785) e Paranapanema (1945).
- No Brasil, aniversariam também em 20 de abril: Campestre da Serra, Ipiranga do Sul, Lagoão, Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul (Rio Grande do Sul); Carinhanha (Bahia); Figueira (Paraná); Lagarto (Sergipe); e Pesqueira (Pernambuco).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.