Nacional Titulo
Indios deixam 13 fazendas em Pau Brasil, na BA
Por Do Diário do Grande ABC
22/11/1999 | 09:33
Compartilhar notícia


A Polícia Militar desocupou domingo (21) 13 fazendas invadidas há sete dias por 1.200 índios pataxó ha ha hae, em Pau Brasil, a 550 quilômetros de Salvador. Nao houve resistência. Os pataxó reivindicam a posse da área, de 53 mil hectares, na Justiça. Com a saída 250 colonos, que nao aceitam negociar uma indenizaçao, poderao voltar para seus lotes. Os índios sao acusados de ter matado dois policiais militares em uma emboscada .

Os pataxó permaneciam na fazenda Milagrosa, de Alberto Pereira, que admite ser indenizado pela terra. Os índios dançaram o 'toré', depois de se concentrarem na Milagrosa, de onde só pretendem sair com uma soluçao definitiva para a crise. Segundo Luciano Santos, integrante do Conselho Indigenista Missionário, os pataxó se queixaram de espancamentos e de terem sido provocados pelos policiais.

Os pataxó ha-ha-hae reivindicam as terras, que foram demarcadas em 1936, mas os colonos distribuídos em 435 fazendas, têm títulos de posse concedidos pelo governo da Bahia. A questao está na Justiça há 17 anos.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Pau Brasil, Marcos Guimaraes, pediu a conclusao do inquérito aberto para apurar a morte de dois soldados, em uma emboscada, na quarta-feira (17)."Duas vidas foram embora e todo mundo já está esquecendo", disse. Os pataxó afirmam que pistoleiros contratados pelos colonos estavam nas imediaçoes da Fazenda Sao Lucas, próximo ao local onde os policiais Jonivaldo da Silva e Deusmar Barreto foram mortos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;