Internacional Titulo
Tenente-coronel israelense critica ataques a civis palestinos
Por Da AFP
04/01/2004 | 12:02
Compartilhar notícia


Um tenente-coronel ex-reservista do exército de Israel, Eytan Ronel, devolveu neste domingo suas insígnias ao chefe do Estado Maior, o general Mosheh Yaalon, em protesto pelo comportamento de suas tropas israelenses nos territórios ocupados palestinos. Dezenas de militares do país já denunciaram os ataques do país a civis palestinos na Cisjordânia e Faixa de Gaza.

”Entreguei minhas insígnias ao chefe do Estado Maior e lhe expliquei em uma carta que o exército não respeita mais os valores éticos que outrora tanto prezou. Crianças morrem regularmente por nossos tiros nos territórios palestinos ocupados. Isto é ao mesmo tempo ilegal e imoral", afirmou Ronel à emissora de rádio oficial israelense.

"Os erros e as humilhações são cada vez mais graves e numerosos, porque nem as ordens nem as punições são formuladas com clareza", explicou. Ronel citou o caso recente de soldados israelenses que dispararam contra pacifistas israelenses e palestinos que protestavam contra a construção, por parte de Israel, de um muro de separação na Cisjordânia.

O tenente-coronel serviu como reservista do exército até a idade limite de 49 anos. O exército israelense criticou Ronel, dizendo que ele usou sua posição na hierarquia militar para “promover suas idéias políticas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;