Setecidades Titulo Meio ambiente
Prêmio de concurso literário gera ansiedade em alunos de S.Caetano

Participantes apostam em redação sobre o lixo para cursar Ensino Superior

Por Matheus Angioleto
Especial para o Diário
29/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 A 11ª edição do Desafio de Redação, cujo prêmio principal é uma bolsa de estudos para o Ensino Superior na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), correalizadora do evento, tem causado ansiedade entre os participantes. Exemplo pode ser conferido na EE Dona Idalina Costa Macedo Sodré, no bairro Santa Paula, em São Caetano, onde estudantes realizaram ontem as provas do concurso literário do Diário.
Há duas semanas, o jovem Giovanni Spinelli, 18 anos, foi tomado pela exaustão. Após ficar até as 2h30 rascunhando texto sobre o tema O Lixo Nosso de Cada Dia, o aluno do 3º ano do Ensino Médio teve mal-estar e desmaiou no banheiro de casa. Mesmo com corte na testa e com alguns machucados pelo corpo, o jovem preferiu ir para a escola ao invés de procurar ajuda médica, isso porque achava que naquele dia seria realizada a prova para o concurso literário. Apesar do susto, o garoto teve tempo de se recuperar até ontem, quando finalmente colocou no papel toda sua expectativa.
“A bolsa é importante, porque não tenho renda para pagar uma faculdade. Às vezes me sinto cansado e não me vejo equiparado aos alunos que estudam em escolas particulares. Quero estudar e ter uma vaga (na faculdade) para exercer o meu papel no mundo”, diz o garoto, decidido. A única dúvida, entretanto, é sobre a profissão: quadrinista ou jornalista. “Tem muita gente que não gosta de discutir, não dá importância ou não entende do assunto (meio ambiente). O planeta está em perigo e, mesmo que demore, pode haver danos irreversíveis”, destaca.
Já a aluna Jackelyne Roberta Lopes, 16, contou que os pais, que fazem ‘bicos’ para sustentar a casa, também não têm condições em pagar sua tão sonhada faculdade de Medicina. “Conto com meu esforço para conseguir a bolsa de estudos e ser a médica que sempre sonhei”, diz.
As provas do Desafio de Redação chegam, hoje, ao fim em 14 escolas espalhadas por Santo André, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires. O patrocínio do evento é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado, Braskem e da rede de academias Smart Fit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;