Internacional Titulo
Tropas turcas matam 70 rebeldes curdos
Do Diário do Grande ABC
28/11/1999 | 16:43
Compartilhar notícia


Tropas turcas mataram 70 rebeldes curdos nos últimos cinco dias no norte do Iraque, informou neste domingo o jornal turco Cumhuriyet. A ala política do Partido dos Trabalhadores do Curdistao fii(PKK) na Europa confirmou que efetivos militares turcos haviam invadido o norte do Iraque na semana pasada e que estavam realizando 15 operaçoes diferentes. O comando militar turco nao emitiu comentário sobre a notícia.

O Cumhuriyet informou que pelo menos 20.000 soldados da infantaria, apoiados por helicópteros, estavam perseguindo rebeldes que fugiram da Turquia e estao preparados para destruir os esconderijos de inverno do grupo no norte do Iraque. Cerca de 2.000 curdos iraquianos aliados do governo central turco participam da operaçao, acrescentou o jornal.

Tropas turcas cruzam frequentemente o norte do Iraque perseguindo os guerrilheiros na regiao, que o governo iraquiano nao consegue controlar desde o fim da Guerra do Golfo em 1991. Em setembro, a Turquia tinha enviado 5.000 homens para atacar bases rebeldes na regiao. Os curdos, ouvindo apelos de seu líder Abdullah Ocalan, preso na Turquia, anunciaram um cessar-fogo e uma retirada de território turco em agosto, mas acusam a Turquia de atacá-los durante a retirada.

As tropas turcas também mataram um comandante rebelde neste domingo na província sudeste turca de Tunceli, informou ainda o Cumhuriyet. Haydar Alparslan morreu juntamente com outros três membros de seu grupo em um combate que também custou a vida de um soldado turco, ressaltou o jornal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;