Setecidades Titulo Lentidão
Falta de pagamento atrasa obra no Cemitério Carminha

Funcionários estão há 3 meses sem receber; intervenções em necrópole de São Bernardo deveriam ficar estar prontas há 1 ano

Natália Scarabotto
Especial para o Diário
04/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Funcionários de obras no cemitério municipal da Vila Carminha, em São Bernardo, estão há três meses com salários atrasados. O serviço deveria ter sido concluído há um ano, mas, por conta do problema, segue a passos lentos.


O projeto, a cargo da Provence Construtora Ltda, prevê a revitalização e ampliação das salas de velório; construção de área para funcionários; e reforma da administração e sanitários, Para isso, a Prefeitura investiu R$ 2,07 milhões. Segundo os funcionários, o valor foi repassado proporcionalmente para a construtora, mas não chegou ao bolso dos trabalhadores.


“Tem horas que choro. Estou sem dinheiro para comprar as coisas para a minha neta. Minhas filhas até trabalham e minha mulher faz uns ‘bicos’, mas o dinheiro faz falta”, conta um dos funcionários, que preferiu não se identificar.


Na obra trabalham 14 pessoas. Por mês, cada uma delas recebe salário de R$ 1.300, além de vale-alimentação e vale-transporte. “Estamos pagando do nosso bolso para vir trabalhar porque se faltar a empresa desconta depois. Está errado”, diz o operário.


Parte das obras já está concluída. Falta ainda rebocar a área que servirá como administração. As salas de velório – que aumentaram de cinco para seis – estavam prontas para serem entregues, mas a raiva de um dos operários com a situação atrasou o processo. Na quarta-feira, durante momento de desespero, o trabalhador utilizou uma marreta para quebrar a porta de vidro instalada no local.


“Ele chorava muito e dizia que não tinha mais dinheiro para comprar comida para as filhas. Sabemos que quebrar está errado, pois, agora, além de descontarem do bolso dele, todo mundo vai ser prejudicado”, conta um colega.


Por conta do incidente, os trabalhadores serão afastados dessa obra e outro grupo terminará o serviço.


A Prefeitura afirma, em nota, que está fazendo gestão junto à construtora para garantir a continuidade e conclusão dos trabalhos.


Ainda de acordo com a administração, “o status atual da obra é de 60%, com pagamento compatível com o avanço físico do serviço executado. A conclusão da intervenção está prevista para o primeiro semestre de 2016.”


Procurada, a Provence Construtora não se pronunciou até o fechamento desta edição.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;