Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Turismo
>
Experiência
Como são os tours turísticos nas favelas do Rio de Janeiro

Visitar morros e conhecer a vida da comunidade é algo que encanta, principalmente, os estrangeiros

08/08/2018 | 08:18
Compartilhar notícia


O turismo na cidade do Rio de Janeiro atrai visitantes de todos os lugares e, entre os atrativos oferecidos, vem se destacando os tours pelas favelas. Afinal, visitar os morros e conhecer um pouco sobre como é a vida da comunidade é algo que encanta, principalmente, os estrangeiros. Veja aqui um pouco da experiência que você terá ao fazer um tour nas favelas do Rio de Janeiro.

LEIA MAIS: 4 VIAGENS PARA FAZER A PARTIR DO RIO DE JANEIRO
FÁBRICA DE CERVEJA ABRE AS PORTAS PARA VISITANTES NO RIO DE JANEIRO

Visita às favelas do Rio de Janeiro

Se você já visitou o Rio de Janeiro ou ainda não conhece a cidade e todos os seus atrativos, vai adorar descobrir como é a vida nas comunidades. O tour nas favelas do Rio de Janeiro é, principalmente, um passeio que atrai os turistas que querem viver uma experiência diferente.

Nas comunidades que estão abertas ao turismo, os visitantes têm a oportunidade de ouvir histórias reais das pessoas que moram ali e ter contato com a realidade delas. Vai descobrir que, mesmo em meio a tantas lutas, muitos são alegres e a comunidade é unidas.

Além disso, é possível ter acesso aos diversos projetos sociais e ver que efeito eles têm na vida das pessoas. Muitos, inclusive, passam a ajudá-los. Fora isso há várias atrações, como escolas de samba, museu e belíssimas paisagens da Cidade Maravilhosa.

Do alto do morro é possível conhecer a beleza do Rio de Janeiro, de um ponto pouco explorado. E é por essas razões que cada vez mais turistas querem fazer um tour nas favelas do Rio de Janeiro.

Quais comunidades estão abertas à visitação?

Ainda não são todas as favelas que estão pacificadas. Porém, os turistas já podem usufruir de uma lista com comunidades que oferecem boas experiências. Veja algumas delas:

  • Favela Cantagalo

Divulgação
Tour em favela no Rio

Cantagalo, no Rio de Janeiro

Essa é uma comunidade alegre e que possui um museu, que merece uma visita. Do alto do morro é possível contemplar a beleza das praias de Ipanema e Leblon, da Lagoa Rodrigo de Freitas e outros pontos. Os visitantes podem aproveitar para soltar pipa na laje, sentar e conversar com os moradores e até dormir nos albergues.

  • Vidigal

Divulgação
Turismo em favela no Rio

Vidigal, no Rio de Janeiro

É um dos morros mais privilegiados da cidade, já que fica de frente para o mar. De lá é possível ter vistas magníficas de diferentes pontos da cidade. No topo da comunidade existe uma área conhecida como Arvrão, um tipo de praça, que conta com um mirante de onde é possível avistar duas das mais belas praias do Rio de Janeiro: Ipanema e Leblon.

  • Favela Santa Marta

Além de conhecer a realidade dos moradores, os turistas podem visitar os projetos sociais, visitar a escola de samba da comunidade (Mocidade Unidas do Santa Marta), tirar foto ao lado da estátua de Michael Jackson, ouvir histórias contadas diretamente pelos moradores e ainda desfrutar de fascinantes mirantes. E tudo isso pode ser feito por meio de um favela tour grátis no Morro Dona Marta.

  • Favela Chapéu Mangueira

Atrai muitos visitantes por oferecer vistas incríveis. Do alto do morro é possível ter um ângulo perfeito do Pão de Açúcar. Além disso, a famosa pedra oferece uma abertura incrível para contemplar a praia Vermelha de um lado e do outro o Flamengo. Durante o tour, os visitantes ainda podem conhecer o trabalho das associações e aprender a dançar o samba, bem como fazer aulas de capoeira.

  • Favela da Rocinha

É uma comunidade localizada na Zona Sul da cidade, que recebe turistas de todos os cantos do mundo. Nela, existem diversos projetos sociais e também mirantes que oferecem vistas maravilhosas de pontos turísticos bastante conhecidos. Estar lá é como fazer parte de um dos cartões-postais da cidade.

Artigo escrito por Andreia Silveira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.