Cena Política Titulo
Martinha desembarca no governo federal
Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
15/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Cícero Martinha (SD) foi indicado para ser secretário de Relações do Trabalho dentro do Ministério do Trabalho. A nomeação teve digital do deputado federal Paulinho da Força (SD). Martinha tem longa trajetória na política regional, tendo sido candidato a vice-prefeito de Santo André em 2008 e também secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária de Santo André no governo de Carlos Grana (PT). Chega ao governo de Michel Temer (PMDB) em momento de turbulência política da gestão. E também está na União pelas mãos de Paulinho da Força, recentemente condenado à perda dos direitos políticos por uso irregular de verbas do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Reunião petista

Na segunda-feira à tarde está agendada reunião entre a antiga bancada de vereadores do PT de Diadema (Lilian Cabrera, Maninho e Zé Antônio), a atual chapa petista (Orlando Vitoriano, Josa Queiroz e Ronaldo Lacerda) e os ex-prefeitos Mário Reali e José de Filippi Júnior. O tema, provavelmente, será a eleição do ano que vem, principalmente como o PT vai se comportar na cidade. Por enquanto, Ronaldo Lacerda e Filippi anunciaram à militância que serão candidatos a deputado federal.

Sem definição

A alta cúpula do governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), segue sem definir o futuro do secretário de Saúde, Márcio Chaves (PSD). O encontro que aconteceria no fim de semana não ocorreu devido à morte de Sandro Paccola, secretário de Esportes, na sexta-feira. Márcio e Atila têm se estranhado nos bastidores do Paço mauaense.

Outra saída?

Começou a se espalhar pelo PT de Santo André que o ex-prefeito João Avamileno recebeu convite para ingressar no PCdoB. Seria o segundo quadro histórico do partido a trocar de lado, depois da saída do ex-deputado federal Vanderlei Siraque para o ninho comunista. Avamileno foi prefeito de Santo André entre 2002 e 2008.

Por pouco

Chamou atenção o bate cabeça na bancada de sustentação do governo de Orlando Morando (PSDB) na Câmara. Em pauta estava emenda do bloco petista que alterava projeto sobre o Fundo Social de Solidariedade. Sem querer, o líder do governo na Casa, Ramon Ramos (PDT), votou favoravelmente à emenda, causando estranheza. Houve parlamentar da sustentação que seguiu Ramon, outros foram contra. O pedetista correu para mudar seu voto e vetar a emenda. Deu tempo e a modificação foi derrubada pelo plenário, em votação apertada: 12 a 10.

Visita

Ex-vereador de São Bernardo e secretário de Educação no fim do governo de Luiz Marinho (PT), Paulo Dias (PT) esteve ontem na Câmara para rever os amigos. O ex-parlamentar decidiu não concorrer à reeleição e foi para o Interior. Seu dia a dia na roça é devidamente registrado em sua página no Facebook.

Críticas

Zezão Mendes (PDT), Fábio Lopes (PPS), Edilson Fumassa (PSDB) e Luiz Alberto (PT) decidiram proferir críticas à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, capitaneada pelo vice-prefeito Luiz Zacarias (PTB). Os ataques deixaram espectadores da sessão sem entender nada, já que a maioria deles faz parte da base do governo Paulo Serra (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;