Questão de Emprego Titulo Carreira
Líder x chefe
Vanessa Aguiar
Gerente de divisão da Robert Half
29/08/2017 | 07:00
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1 – Há, de fato, diferenças entre líder e chefe?
Sim. Basicamente, chefe é aquele que distribui as atividades entre os integrantes da equipe, não está aberto para o diálogo e espera apenas que os colaboradores tragam os resultados. Líder inspira o time pelo exemplo, atua como agente de transformação e se coloca à disposição para participar das atividades diretamente com a equipe caso seja necessário. Chefes que mandam, ordenam ou procuram culpados estão cada vez mais em extinção, por isso que investir em verdadeiros líderes é algo que traz resultados efetivos para a equipe.

2 – Como um líder propicia um bom ambiente de trabalho para sua equipe?
A forma mais adequada é sendo o exemplo dos comportamentos que gostaria de ver na sua equipe. Os funcionários precisam de gestores que envolvam o time com sentimentos de motivação e inspiração. Quando gestores e colaboradores trabalham na sintonia certa geram resultados mais positivos e a produtividade tende a aumentar, além de permitir que os talentos surjam e se exponham. Reconhecer os profissionais pelo bom trabalho que fazem também é importante.

3 – Autoridade demais atrapalha?
Autoridade demais pode limitar o crescimento da equipe. Funcionários que só cumprem ordens não estão inteiramente expostos aos desafios profissionais do mercado. É preciso que o líder esteja aberto a ouvir e avaliar opinião dos integrantes da equipe para juntos atingirem melhores resultados. Os estereótipos de chefes tiranos ficaram para trás. Hoje, líder precisa ser determinado, ter tino comercial e vontade de estar à frente de projetos que vão fazer a empresa avançar, além de se colocar à disposição para auxiliar a equipe em momentos estratégicos.

4 – Como desenvolver uma liderança eficaz?
Liderança eficaz tem gestor que tem consciência de que ele não sabe tudo, mas conhece o trabalho de todos os funcionários da empresa. Dê as diretrizes, incentive e deixe que os colaboradores tenham espaço para inovar e criar. Ouça e peça feedback, assim, além de conquistar a confiança da equipe, juntos vocês alcançam os objetivos propostos. Entenda o perfil de cada funcionário individualmente e crie proximidade com cada um deles. É essencial entender suas funções e necessidades dentro da empresa.

5– Por que é importante o líder/chefe ter um bom relacionamento com seus funcionários?
Relação boa entre chefe e funcionário melhora a comunicação da equipe, a cooperação e a colaboração do funcionário, além de alimentar a inovação. Quando um líder incorpora o relacionamento positivo com seus funcionários, a empresa, os clientes e todos os envolvidos saem no lucro. 




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