Economia Titulo Veículos
País é o quarto em vendas, mas o sexto em produção
Por
16/08/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


Ser o quarto maior mercado de carros do mundo é um fato a ser comemorado, mas, o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Cledorvino Belini, segue aflito. "Somos o quarto maior em vendas, mas estamos em sexto lugar no ranking de produção", afirma Belini, que também comanda a Fiat do Brasil.

Ele ressalta que o País tem registrado importações recordes e recuperação lenta das vendas externas. "Vamos exportar cerca de 300 mil unidades a menos do que em 1995."

O mesmo estudo que aponta o Brasil como quarto maior mercado este ano, mantém o País na sexta posição em produção.

No primeiro semestre foram fabricados no Brasil 1,75 milhão de veículos. A Coréia do Sul, quinta da lista, produziu 2,1 milhões e a Alemanha, 3 milhões. Já nos Estados Unidos foram 3,8 milhões, no Japão 4,8 milhões e na China, 8,9 milhões.

Marcelo Cioffi, da PriceWaterhouseCoopers,lembra que, num mundo globalizado, a troca de produtos é muito ágil.

Países maduros estão com alta ociosidade. Com o câmbio favorável e o alto custo Brasil, inundar o mercado brasileiro com seus produtos é um desejo claro e muitas multinacionais têm procurado ajudar suas matrizes.

DESAFIOS
Para Cioffi, o desafio são as montadoras instaladas no País investirem em nacionalização de produtos hoje importados. Juntas, as fabricantes têm hoje capacidade instalada para produzir 4,3 milhões de veículos.

A previsão da entidade é de uma produção de 3,4 milhões neste ano. "Temos uma ociosidade de quase 1 milhão de unidades", ressalta Belini.

Cioffi calcula que, em 2011, o País deverá consumir 4 milhões de veículos e chegar aos 5 milhões em 2014. "Até o fim da década o Brasil deverá ser a terceira maior potência em vendas de veículos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;