Economia Titulo Combustíveis
BR Distribuidora diz que falta de gasolina no País é pontual
Por
23/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da BR Distribuidora, José Andrade de Lima Neto, disse ontem que o problema de falta de gasolina em algumas regiões do País é pontual e não reflete a realidade nacional. "A Petrobras tem conseguido abastecer o mercado, seja com produção própria, seja com importações", afirmou.

Nas últimas semanas, donos de postos têm reclamado de dificuldades para conseguir gasolina, principalmente devido ao aumento da demanda após a disparada do valor do etanol. Lima calcula que o cenário de preços reduziu em 10 pontos percentuais a participação do álcool hidratado no mercado, que chegou a 20% em janeiro. Parte dessa queda reflete a substituição pela gasolina, tendência que deve ser mantida em fevereiro, segundo avaliação preliminar da distribuidora.

Questionado se estava tendo dificuldades para comprar o derivado de petróleo junto à Petrobras, Lima disse que a estatal vem mantendo o suprimento regular. Na semana passada, a empresa anunciou que importação 1,2 milhão de litros do combustível para atender ao aumento da demanda. "É normal ocorrer problemas pontuais de abastecimento por questões logísticas. Mas dessa vez a questão está mais sensível e ganha maior visibilidade", argumentou o presidente da BR.

Lima, que já ocupou a secretaria executiva do Ministério de Minas e Energia, defendeu a redução do percentual de etanol na gasolina, em vigor desde o início do mês. Segundo ele, a medida tem como objetivo manter a confiança do consumidor no programa do álcool, que seria reduzida caso o produto faltasse nos postos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;