Setecidades Titulo Educação
Estudantes bebem água no banheiro em Mauá
Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
29/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Após ter a escola depredada e assaltada no dia 3 de novembro, os estudantes da Escola Estadual Jardm Zaíra 8, em Mauá, são obrigados a tomar água nas pias dos banheiros. Isso porque as torneiras dos bebedouros foram levadas pelos bandidos. Somente neste ano, a unidade foi alvo de roubo e vandalismo quatro vezes.
"Como não tem torneira nos bebedouros, temos de tomar água no banheiro", revela a aluna do 7º ano Josiane da Silva, 14 anos. Até ontem, nenhum equipamento roubado ou depredado foi reposto na escola pela Secretaria de Estado da Educação. "Nada foi recolocado desde o assalto", reclama a estudante Bianca Tibério, 14, também do 7º ano.

Prometida para prazo de até 15 dias após o ataque, a instalação de alarme no prédio da Jardm Zaíra 8, já foi realizada, segundo a secretaria estadual. A Pasta ainda ressalta que também foi providenciada a reposição dos computadores da área administrativa da unidade. No entanto, os serviços referentes à execução de grades de proteção, portas de ferro e demais reparos ainda não têm prazo para começar.

Na época do ataque, a Secretaria de Estado da Educação informou que tomaria providências imediatas para a reposição e o reparo dos materiais furtados e danificados pelos vândalos. Foi prometida ainda a instalação de câmeras de segurança em até 120 dias. Também foi solicitado à Polícia Militar que o policiamento fosse reforçado no entorno da unidade.

Na invasão do dia 3, foram levados computadores, aparelhos eletrônicos e micro-ondas da cozinha. O grupo aproveitou para praticar atos de vandalismo, arrombar portas das salas de aula, pichar as paredes, urinar nas carteiras e violar os alimentos que seriam preparados na merenda. A suspeita é de que alunos com mau comportamento e pessoas da própria comunidade estejam praticando os atos de violência. Apesar dos problemas não serem sanados, o clima na escola é mais tranquilo, com rondas escolares mais frequentes, segundo alunos.

ALARMES

Segundo levantamento do Estado, do total de 347 escolas da região, 256 possuem sistema de alarme semelhante ao instalado na EE Zaíra 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;