Política Titulo PARTICIPAÇÃO
Estudantes sabatinam candidatos

Regina e Pinheiro concordam em ao menos um ponto: carga horária dos professores

Caroline Ropero
Gustavo Pinchiaro
14/09/2012 | 07:40
Compartilhar notícia


Os prefeituráveis de São Caetano do PTB, Regina Maura Zetone, e do PMDB, vereador Paulo Pinheiro, concordaram em apenas um item durante cerca de duas horas mornas de sabatina de estudantes da Faculdade Anhanguera, ontem à noite. Os dois candidatos polarizam a disputa pelo Palácio da Cerâmica e têm adotado discursos ácidos, com troca de acusações entre si.

A pergunta questionou o fato de parte das Apis (Auxiliares de Primeira Infância) trabalharem 44 horas, outras 33 horas semanais e, ainda sim, receberem o mesmo salário. A resposta de Regina foi a seguinte: "Isso aconteceu em decorrência do gatilho salarial. Elas teriam uma diferença se não tivesse um gatilho a R$ 1.300. Vamos rever a lei para fazer a isonomia salarial e de horário de trabalho para essas Apis. Até porque a carga de trabalho delas não é suportável em 44 horas. As 33 horas já seriam o limite".

Pinheiro concordou em gênero, número e grau com Regina. O peemedebista respondia seu último questionamento, que por coincidência foi semelhante à pergunta feita à petebista, quando foi avisado de que lhe restava apenas um minuto. "Eu concordo com tudo que a candidata Regina Maura disse. Também acho que todo mundo tinha que trabalhar igual e ganhar igual", disse.

Mesmo com abundância de propostas nos discursos, o modelo de sabatina não contribuiu para enfrentamento de ideias dos participantes - o candidato do Psol, Fernando Turco, também marcou presença. Os prefeituráveis tiveram 20 minutos cada para expor os projetos. A segunda etapa foi de respostas a perguntas de estudantes.

Os questionamentos foram direcionados a cada um dos sabatinados e foram previamente selecionados pelas assessorias. O tempo total das respostas foi de 15 minutos para cada prefeiturável.

Rápida e direta, Regina citou os principais projetos de cada uma das 14 vertentes de seu plano de governo. Explicou que seu programa foi escrito com ajuda de especialistas e da população. "Demonstra um nível de participação social que terá também no futuro, na minha gestão, caso eu seja eleita."

Sobre conscientização ambiental, falou da criação de uma floresta urbana na cidade, projeto que não tinha enfatizado antes. "São Caetano tem espaço para, pelo menos, mais 4.000 árvores."

A petebista finalizou a primeira parte da atividade ao falar sobre Segurança. Explicou seu plano de tolerância zero com a violência e sobre as ASIs (Áreas de Segurança Integrada).

Questionada por um aluno sobre bolsas de estudos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), a petebista disse que pretende dar mais desconto a quem tem menos condições financeiras, e menos a quem tem mais. "A equidade é importante." Além disso, pretende estudar a possibilidade de bolsas de estudo para pós-graduação. "Existe vontade política, só precisa ser de acordo com a verba disponível."

Também perguntaram sobre sua proposta de internet grátis. Regina disse que será possível a partir da instalação de rede de fibra óptica em toda a cidade.

 

Turco critica rivais por propostas apresentadas

 

O prefeiturável de São Caetano pelo Psol, Fernando Turco, criticou os candidatos Regina Maura (PTB) e Paulo Pinheiro (PMDB) por apresentarem propostas novas. "Se eu estivesse nesse atual governo há muito tempo ou se tivesse sido parlamentar e tivesse de chegar aqui com um monte de propostas novas, eu estaria me dando um atestado de incompetência", afirmou.

Na opinião do pleiteante ao Paço, a atitude dos rivais ou prova que não conseguiram fazer diferença em seus trabalhos na Prefeitura ou atesta que o atual governo não serve para administrar a cidade. "Se vocês quiserem mudar alguma coisa de verdade e entender uma prática diferente, coerente, com o que vocês entendem ser correta, votem no Psol", pediu.

As declarações foram dadas ontem durante sabatina realizada pela Faculdade Anhanguera. Nos vinte minutos cedidos para apresentar sua candidatura, Turco falou de seus projetos e que seu partido acredita que a cidade precisa de mudanças. "Hoje o partido (PTB) que domina a Prefeitura está no poder há 30 anos. É o momento de o povo refletir o que quer para a cidade. Afinal, São Caetano é uma cidade muito boa não por causa dos governantes, mas pelo povo. Só necessita ser modernizada."

Nos momentos finais, quando teve 15 minutos para responder perguntas de alunos, aproveitou para afirmar que o bairro Fundação se sente abandonado e pretende dar mais atenção aos moradores. Criticou a verticalização, pregando que o trânsito ficará insuportável, e também a Saúde, ao dizer que é maquiada e finge ser boa. "Acho incrível como o município administrado por um médico (prefeito José Auricchio Júnior, PTB) pode ter uma Saúde que não vai tão bem", acusou.

 

Peemedebista dá o troco em Auricchio

 

O prefeiturável de São Caetano do PMDB, vereador Paulo Pinheiro, mirou criticas à gestão do ex-aliado José Auricchio Júnior (PTB) em seu discurso na sabatina da Faculdade Anhanguera, ontem. O candidato destacou pontos negativos em quase todas as áreas da Prefeitura e emendou com suas propostas de solução. O prefeito teceu ataques ao peemedebista anteontem e o associou ao PT.

Educação, Segurança e a Lei Cidade Limpa foram os pontos em que o peemedebista elevou o tom da crítica. Pinheiro afirmou que pagar R$ 7 de hora aula para os professores da rede municipal é um "absurdo". "Por isso que a Educação está assim, maquiada." Ainda reclamou da falta de sintonia entre Polícia Militar e o Paço. "Esse prefeito tirou o pró-labore que dava incentivo aos policiais e não deu nenhuma viatura." As regras de publicidade para o comércio foram classificadas como "terrorista". "Isso é não gostar do comércio, porque não pode nem por um papel avisando de liquidação que o comerciante é multado."

Na segunda etapa da sabatina, Pinheiro recebeu uma pergunta sobre a possibilidade de acabar com treinamentos de modalidades específicas nos centros esportivos. Ele classificou a informação como mais dos boatos espalhados pela cidade, como panfletos apócrifos que afirmam que ele tem apoio petista. "Estou absorvendo tudo. Não me importo com o que dizem, só com a minha consciência. Quem mente perde a credibilidade."

Fora da análise da administração, o prefeiturável foi ovacionado pelos estudantes com gritos de "já ganhou" quando prometeu dar 100% de gratuidade para estudantes da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) residentes na cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;