Política Titulo DROGAS
Dependência química no foco regional

Prefeiturável de Mauá, Vanessa Damo projeta ações conjuntas no combate às drogas

Por Luis Felipe Soares
do Diário do Grande ABC
12/09/2012 | 00:02
Compartilhar notícia


Tratar a dependência química de maneira regional. Essa é a proposta da candidata à Prefeitura de Mauá Vanessa Damo (PMDB). A peemedebista analisa que o Grande ABC deve se mobilizar para dar assistência aos usuários de drogas por meio de ações elaboradas pelo Consórcio Intermunicipal.

A prefeiturável vislumbra que atendimentos gratuitos podem ser fornecidos à população em centros de reabilitação regionais, que funcionariam nos mesmos moldes das casas abrigo, cujas unidades de Santo André e Diadema oferecem estadia a mulheres vítimas de violência doméstica.

"Quero discutir com os líderes das outras seis cidades a possibilidade de o Consórcio manter centros de recuperação de pessoas com dependência química. Não podemos mais fazer combates isolados às drogas, com cada município arcando somente com seus problemas. A solução vai surgir de maneira coletiva", projetou Vanessa, se mostrando otimista quanto à elaboração de trabalho piloto. "A parceria entre as cidade iria implementar as ações em prática em cada lugar. Com o compromisso, desejo que Mauá tenha uma dessas casas de reabilitação regional."

Após fazer carreata por diversos bairros, a peemedebista constatou que muitos dependentes vivem pelas ruas sem qualquer tipo de atenção. Um de seus planos é ampliar os serviços do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), principalmente ao que lida com casos ligados à dependência de drogas e álcool, em funcionamento no Centro. Outro objetivo é firmar parceria com entidades sociais e grupos religiosos para complementar a assistência.

Vanessa pretende investir em ações preventivas. "Temos de promover nas escolas diversas palestras de conscientização sobre os danos que as drogas causam no organismo. Acredito que seria benéfico promover atividades esportivas e culturais para fazer com que, desde cedo, os jovens possam ter perspectiva e não percam seu caminho", explicou, ressaltando que as famílias dos dependentes também contarão com apoio psicológico em um futuro mandato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;