Automóveis Titulo
Mégane recebe mais atenção da Renault
Márcia Couto
Da Hp Press
14/07/2004 | 22:35
Compartilhar notícia


Nas últimas semanas, o modelo Mégane passou a receber todas a atenções da Renault e freqüentou algumas vezes a mídia nacional. Após o anúncio de que a versão sedan da Geração II do carro passará a ser produzida na fábrica brasileira a partir de 2005 (atualmente vem da Argentina), o modelo médio volta a ser notícia. A novidade agora é que passa a oferecer também como opção o câmbio automático de quatro velocidades para sedan 2.0 16V. Os nomes também foram atualizados como resto da linha. O hatch agora é Expression e o sedan, Privilège.

Tanto movimentação sobre um modelo que sempre foi inexpressivo em vendas no Brasil tem uma razão muito simples. Mesmo tendo menos atributos técnicos e espaço interior, modelos como o Toyota Corolla e Honda Civic estão dando de dez a zero no modelo da Renault no que mais interessa para as montadoras, que são as vendas. Por essa razão, a marca francesa está querendo pegar uma carona no sucesso desses modelos. Enquanto o modelo Toyota ocupa a 10ª posição entre os mais vendidos em junho e o Civic a 18ª , o Mégane nem aparece nem entre os 30 mais vendidos.

Por causa do motor mais potente – 2.0 16V de 138 cv, o preco de R$ 56 mil do Megane automático torna-se atraente. O Corolla, com motor 1.8 custa R$ 55 mil e o Civic, com motor 1.7, sai por R$ 54 mil. No pacote do modelo Renault está incluso ar-condicionado, alarme anti-furto, computador de bordo, rádio CD player com comando satélite na coluna de direção, banco traseiro com apoio de braço central, retrovisores externos elétricos, alavanca do câmbio e volante e bancos em couro.

Ao contrário das caixas automáticas tradicionais, o sistema Proactive da Renault é auto-adaptáve e modela-se ao estilo de condução do motorista. Outra diferença está na quantidade de programações possíveis para passagem das marchas. A caixa Proactive dispõe de nove programas diferentes, que vão desde uma condução mais suave até uma performance mais esportiva, enquanto as convencionais permitem apenas duas opções: módulo econômico e esportivo.

A vantagem começa a pender para o modelo Renault quando se analisa os itens de segurança de série que o carro oferece. O Sedan Privilège vem com freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira), sistema ABS, EBV - Distribuição Eletrônica de Frenagem e AFU - Assistência à Frenagem de Urgência. Tem ainda a maior capacidade do porta-malas (510 litros) e air bags para passageiro e para motorista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;