Internacional Titulo
EUA advertem contra senhores da guerra para estabilidade afegã
Por Das Agências
24/02/2002 | 11:35
Compartilhar notícia


O emissário norte-americano Zalmay Jalilzad afirmou na manhã deste domingo, em Cabul, no Afeganistão, que “as disputas entre os senhores da guerra são a principal ameaça à estabilidade afegã”.

"Há dois meses, o governo interino foi instaurado e a situação, no meu ponto de vista, é positiva", afirmou. "No entanto, está claro que o maior desafio é evitar a volta dos senhores de guerra e o conflito entre grandes exércitos. Há várias idéias que podem ser colocadas em prática, mas, em última instância, está a construção de um exército nacional", disse o emissário dos EUA.

Jalilzad disse que teve reuniões "muito úteis” com dirigentes afegãos, com o chefe do governo Hamid Karzai, durante sua estada de quatro dias no país. O emissário explicou que a guerra contra os focos de resistência da organização Al Qaeda, de Osama Bin Laden, e o regime deposto dos talibãs, estava entre os temas discutidos, além da situação de segurança, o processo de reconstrução política e as questões regionais, principalmente as questões com o vizinho Irã.

Karzai viajou neste domingo a Teerã, sua primeira viagem oficial ao Irã.

Jalilzad disse que as relações entre Irã e Afeganistão devem se basear na não-interferência. "Esperamos que o Irã impeça este tipo de atividades não aceitáveis", disse, referindo-se às acusações americanas de que agente militares iranianos estariam infiltrados no Afeganistão para desestabilizar o poder central.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;