Internacional Titulo
Tailândia anuncia sexta vítima da gripe do frango
Por Da AFP
14/02/2004 | 17:34
Compartilhar notícia


Um menino tailandês de 13 anos morreu por causa da gripe do frango neste sábado, convertendo-se na sexta vítima fatal confirmada da doença na Tailândia, anunciaram fontes médicas.

"O menino, Eakathan Pongkhan, morreu na tarde de sábado", informou uma enfermeira da unidade de cuidados intensivos do hospital Chaiyaphum da província do mesmo nome, no nordeste do país, onde a criança estava internada.

O menino foi internado no centro médico no dia 29 de janeiro passado, com sintomas de pneumonia, após ter entrado em contato com frangos doentes em meados de janeiro, segundo o ministério da Saúde. Os testes com a criança confirmaram a presença do vírus H5N1 da gripe das aves.

Até o momento, todos os casos humanos confirmados da gripe das aves foram fatais na Tailândia, exceto por dois pacientes que se salvaram. A doença já matou desde o final de janeiro três crianças de 6 anos, outra de 7, uma mulher de 58 anos e o menino que faleceu neste sábado. Outras 22 pessoas com sintomas da doença foram submetidas a testes, incluindo nove que já faleceram.

Apesar das seis mortes, as autoridades tailandesas estão otimistas sobre o controle da doença. "Espero que antes do fim de fevereiro, a gripe das aves possa ser erradicada", declarou hoje o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra durante seu discurso semanal difundido pela rádio.

Na quinta-feira, o governo tailandês já tinha anunciado que desejava declarar o país livre do vírus antes de 28 de fevereiro. "A situação melhorou consideravelmente. Todas as regiões foram colocadas em 'zonas amarelas' (onde o vírus foi eliminado)", acrescentou o chefe do governo.

Thaksin Shinawatra prometeu a aplicação de um máximo de medidas para evitar o ressurgimento da epizootia, presente em 40 das 76 províncias da Tailândia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;