Esportes Titulo
Polícia Federal investiga denúncias contra Eurico
Por Das Agências
17/02/2001 | 01:17
Compartilhar notícia


A Polícia Federal do Rio deve instaurar, na próxima semana, um inquérito para apurar as denúncias contra o presidente do Vasco, o deputado federal Eurico Miranda (PPB-RJ), acusado de cometer diversos crimes fiscais. Agora, não é só o mandato de parlamentar que está ameaçado, pois, se forem confirmadas as irregularidades, ele vai ter de responder à Justiça.

De início, a PF vai investigar as denúncias de que o dirigente vascaíno possui bens que não declarou à Receita Federal e de que enviou, ilegalmente, dinheiro ao exterior. Eurico pode ser acusado de sonegação de Imposto de Renda e evasão de divisas. A pena prevista para o primeiro crime é de dois a cinco anos de reclusão. Para o segundo, de um a cinco anos de prisão. O inquérito pode se estender, se houver indícios de outros crimes.

A Procuradoria-Geral da República enviou pedido de instauração de inquérito ao STF (Supremo Tribunal Federal), que vai encaminhá-lo à PF. A expectativa é de que a polícia receba o pedido do STF na próxima semana.

O titular da Delegacia de Fiscalização de Crimes Fazendários da PF, Antônio Rayol, confirmou que vai instaurar o inquérito assim que receber a requisição. Com o pedido, chegará a documentação que a CPI do Senado já levantou sobre Eurico Miranda. “A partir daí, as investigações serão feitas paralelamente às da CPI”, explicou o delegado.

A PF não terá de quebrar o sigilo bancário e fiscal do deputado, o que já foi feito pela CPI do Senado. “Ainda não recebi a requisição. Por isso, tenho de esperar para saber quais serão os primeiros passos’’, revelou Antônio Rayol.

O delegado reconheceu, porém, a dificuldade para investigar contas bancárias em paraísos fiscais. “Nem a PF nem a CPI nem a Interpol podem chegar aos titulares dessas contas”, justificou. “Manter o sigilo é a única fonte de renda dessas ilhas”, esclareceu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;