Memória Titulo
Obras da Anchieta no cruzamento histórico do Planalto

No sábado mostramos uma parte dos trabalhadores do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) que construíram a Via Anchieta

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


No sábado mostramos uma parte dos trabalhadores do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) que construíram a Via Anchieta e que se fixaram no seu acampamento, no km 19, onde têm descendentes até hoje. Hoje mostramos aspectos da obra que eles conduziram, na entrada da cidade, km 18,5. Corriam os anos 1940.

Em 1953, deste trecho, o governador Lucas Nogueira Garcez e comitiva seguiram em direção ao Centro de São Bernardo, inaugurando a avenida que leva o nome do ex-governador. Da comitiva fizeram parte dois adoráveis adversários políticos de então, Tereza Delta e Lauro Gomes.

Tereza, madrinha dos moradores do acampamento do DER; Lauro, o verdadeiro prefeito das crianças.

NOTA
Quem nos ajudou neste trabalho e na identificação dos operários do DER na foto de sábado foi o historiador Jorge H. Scopel Jacobine, do Serviço de Memória de São Bernardo, batateiro legítimo, já que os Scopel fizeram parte da primeira leva de imigrantes italianos a chegar ao Núcleo Colonial de São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 16 de agosto de 1980

Manchete - Galvêas (ministro da Fazenda) afirma que política econômica será mantida até 1981.

Sindicalismo - Metalúrgicos aposentados da linha Santo André a Rio Grande da Serra pedem assistência mensal.

São Bernardo - Convocados donos de lotes no Parque dos Pássaros.

Diadema - Vereador Fernando Vitor defende mais lazer na Billings.

Saúde - Aberto o 3º Congresso de Odontologia do Grande ABC.

Homenagem - Vereador Lenildo Magdalena recebe o título de Cidadão São-Bernardense.

Aramaçan - Roberto Carlos realiza o primeiro grande show do novo Salão Social do clube, inaugurado pelo presidente Almir Vespa. O Clube Atlético Aramaçan celebra seu Jubileu de Ouro.


MUNICÍPIOS PAULISTAS

São Roque. Fundado em 16 de agosto de 1657. Elevado a município em 1832, quando se separa de Santana de Parnaíba.

São Bento do Sapucaí. Elevado a município em 1858, ao se separar de Pindamonhangaba. Celebra o aniversário na data em que foi elevado à freguesia: 16 de agosto de 1832.

Santa Gertrudes. Elevado a município em 1949, quando se separa de Rio Claro.

SANTOS DO DIA

Alsácio, Estevão da Hungria, Roque e Serena.

Na estampa, São Roque (ou Rocco, segundo os italianos). Viveu no século 14. Peregrino. Ajudava especialmente os doentes, vítimas da peste. Ele próprio foi atacado pela peste vindo a falecer abandonado na prisão.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan
Mulheres de Ribeirão Pires: Olímpia Catta Preta, Mariquita Guimarães e Ondina Coelho, as três professoras de piano, cada qual na sua época, entre as décadas de 1910 e 1940; Lourdes Costa, cantora, que nos anos 1940 se apresentava na Rádio Bandeirantes; Dra. Ina Labadessa, médica: montou consultório na Rua Jorge Tibiriçá em 1945.

EM 16 DE AGOSTO DE...

1960 - Criada a Comissão Intermunicipal de Controle da Poluição das Águas e do Ar, Cicpaa, sucessora da primitiva e informal Comissão Industrial de Controle da Poluição das Águas do Tamanduateí, presidida pelo engenheiro e futuro prefeito Antonio Pezzolo.


1965 - PAI (Partido Acadêmico Idealizador) ganha a eleição do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito de São Bernardo: Paulo Luiz de Souza é o novo presidente.

1970 - Prefeito Aldino Pinotti inaugura o primeiro trecho da Avenida Faria Lima, no Centro de São Bernardo, entre o Paço Municipal e a Rua Tenente Sales, com pistas de 36 metros de largura e canteiro central.

Do noticiário: a nova avenida corta o Centro de São Bernardo em sentido longitudinal, devendo alcançar no futuro o trevo do km 23 da Via Anchieta.

1970 - Pela Primeira Divisão de Futebol Profissional, série B, a despedida do Corinthians de Santo André, com uma goleada sofrida em casa: 4 a 0 para o Nacional. Foram 13 derrotas e um único triunfo.

Trabalhadores
Nascem em 16 de agosto:
1896 - Maximino Antonio de Oliveira. Natural de Bragança Paulista. Associado nº 67 do Sindicato dos Químicos do ABC. Destilador da Rhodia Química. Residência: Rua Espanha, 166.
1898 - Tibúrcio F. Marinho, de Campos (RJ). Servente da Atlantis, residente em Mauá.
1900 - Pedro Sartori, de Jaguari (SP). Pedreiro da Rhodia. Residência: Rua Guadalupe, 9.
1921 - Estela Martins, natural de São Paulo, Capital. Maquinista da CBC. Residência: Rua das Paineiras, 398.
Fonte: 1º livro geral de registros de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.


Falecimento

JOÃO MAGLIANO (Santo André 29-1-1911 - 8-10-1993)
ANNA DILECTA BOMBANA MAGLIANO (Salto, SP, 14-7-1916 - Santo André 17-7-2010)

Eles se conheceram bem jovens, na Santo André de 1931: o músico e torneiro-mecânico João Magliano, 20 anos; a tecelã Anna Dilecta Bombana com 15. O casamento foi na Matriz de Santo André e a união ultrapassou o meio século, residindo na Avenida João Ramalho e, depois, na Vila Alzira.

Solteira, no interior, a pequena Anna trabalhou na tecelagem Brasital; com 12 anos, sua família mudou para Santo André, e Anna ingressou na Jafet, até a data do casamento. João Magliano trabalhou quase sempre em São Paulo, em indústrias como a Bromberg. Com o apelido de Batatão tocava trombone na Lira Santo André, com apresentações constantes e ensaios todas as terças e sextas-feiras na antiga sede, localizada na Rua Francisco Amaro.

"Eles foram bons pais e se completaram; ele um bom homem, ela uma boa mulher, boa dona-de-casa, amorosa com os filhos e netos", contam as filhas Maria Aparecida e Mariza.

João Magliano, filho de Giuseppe Magliano e Maria Constança Galuzzi; dona Anna, filha de Augusto Bombana e Ema Angelini Bombana. João Magliano partiu aos 82 anos, dona Anna aos 94. Estão no Cemitério da Saudade. Deixam três filhos - além de Maria Aparecida e Mariza, João Magliano Filho -, quatro netos, João Magliano Neto, Cláudio André, Fabio Eduardo e Fátima Cristina; e três bisnetos, Andréa, João Antonio e Pedro Henrique.

SANTO ANDRÉ
Maria Augusta da Silva, 71. Natural de Portugal. Dia 12. Cemitério de Vila Assunção.
Alexandre Toniati, 56. Natural de Santo André. Dia 12. Cemitério de Vila Assunção.
Severina Maria da Silva, 49. Natural de Rio Formoso (PE). Dia 12. Cemitério Phoenix.

SÃO BERNARDO
Dia 12 de agosto
Benjnira Gouveia do Vale, 81. Natural de Taua (CE). Cemitério Jardim da Colina.
Zely Yvette Dias Gava, 78. Natural de São José do Rio Pardo (SP). Cemitério de Vila Mariana.
Filomeno dos Santos, 69. Natural de Santo Antonio de Jesus (BA). Cemitério de Vila Euclides.
Leonildo Eduardo Pagliari, 71. Natural de São Paulo (SP). Cemitério da Paulicéia.
Luiz Faustino Ribeiro, 68. Natural de Belo Jardim (PE). Cemitério dos Casa.
Maria Vita de Barros, 67. Natural de Guaranésia (MG). Cemitério dos Casa.
Aparecido Roberto de Souza, 65. Natural de Monte Aprazível (SP). Cemitério dos Casa.

DIADEMA
Maria da Luz Ale Jorge Silva, 48. Natural de Minas Gerais. Dia 12. Cemitério Municipal de Diadema.
Gerson Fialho Medina, 39. Natural de Diadema. Dia 12. Cemitério Vale da Paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;