Memória Titulo Memória
Vai ter desfile na Marechal

A rua principal da cidade calçada com paralelepípedos ali colocados pelo governo provisório de um filho da cidade, Armando Setti, no começo da nova República – 1930, 90 anos atrás

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/08/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Instalação para tijolos com fieiras, degradador, transportador, carrinho para cortar, fabricados pela Mecânica Lombarda para produção diária de 15.000 tijolos cheios e furados de diversos tipos. Fratelli Grisanti. Rua da Quitanda, 2-A, 3º andar, São Paulo.

Cf. anúncio do Estadão, em edições de agosto de 1920.

Com este desfile de gala concluímos a Semana São Bernardo 2020. Com esta, são dez edições, numa semana esticada com o maior prazer. Mas, semana que vem, iniciaremos a Semana São Bernardo 2020 nº 2, novamente focalizando as olarias locais e as construções erguidas com o suor de antigos são-bernardenses, os batateiros queridos que participam também da construção desta história maravilhosa.

A foto pertence ao acervo da família Fraianelli. Os mais antigos lembrarão vários itens deste cenário. Além dos paralelepípedos, a fachada do Cine Anchieta – do saudoso Moysés Cheidde – e o poste de madeira da calçada à direita, que sustentava os fios da CTB (Companhia Telefônica Brasileira) que seguiam de São Paulo a Santos.

Fique à vontade, leitor são-bernardense, em citar outras familiaridades desta imagem única. E mande para nós. A construção da memória pode e deve ser coletiva.

SL

Olaria de Sestilio Lotto – Rua Tiradentes, em direção ao Montanhão – ou então Linha Colonial São Bernardo Novo.

Esse exemplar de tijolo foi recolhido pelo casal Vicente e Elexina D’Angelo quando da demolição da residência da família Zanon, na Rua José Bonífácio. 

Escreve Elexina: “Foi um fato até curioso, pois vínhamos de uma reunião em São Paulo, quando passamos por lá. Eu, de salto alto, e o Vicente, de terno e gravata. Quando vimos, já estávamos dentro do terreno, no meio de todo aquele pó, máquinas e caçambas, pedindo alguns exemplares para os trabalhadores, que nos olhavam perplexos”.

Tamanho deste tijolo: 26 x 12,5 x 7 cm.

Diário há meio século

Domingo, 30 de agosto de 1970 – ano 13, edição 1322

Santo André – Prefeitura concluía o calçamento, com paralelepípedos, das vilas Humaitá, Helena e Cecília Maria e dos jardins do Estádio, Nair Conceição e Stella. Na semana seguinte começariam obras semelhantes no Parque das Nações.

São Bernardo – Ônibus voltavam a percorrer o itinerário Taboão (São Bernardo), Vila Morais, Jardim da Saúde, Ipiranga e Cambuci. A linha havia sido paralisada em novembro de 1968. 

Em 30 de agosto de...

1915 – Edital publicado pela Paróquia da Boa Viagem comunica a remoção das ossadas do antigo cemitério da Vila de São Bernardo, que ficava atrás da matriz, para o novo cemitério, hoje denominado Vila Euclides.

1920 – O Primeiro de Maio FC, de Santo André, prosseguia na disputa da Segunda Divisão Paulista (segundo turno). No Cambuci, em 8 de agosto, era goleado pela União Brasil por 4 a 2.

1960 – Câmara de Santo André realiza estudos para construção de um teatro municipal.

2010 – Inaugurada a nova Avenida Lions, em São Bernardo, até a Avenida Prestes Maia, em Santo André, como parte do Corredor ABD.

Hoje

Dia do Vendedor Lojista. Data comemorada no dia de São Ficário, padroeiro da categoria.

Dia dos Catequistas

Dia das Obras Pontifícias 

Santos do Dia

Rosa de Santa Maria

Cesário de Arles

Ficário

Bem-Aventurado Eustáquio Van Lieshout

FÉLIX E ADAUTO. Viveram no século III e foram martirizados em princípios do século IV em Roma




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;