Internacional Titulo
Fidel vai à embaixada do México invadida por refugiados
Das Agências
28/02/2002 | 08:30
Compartilhar notícia


O presidente cubano Fidel Castro foi pessoalmente na noite desta quarta-feira à embaixada do México, em Havana, onde algumas pessoas tentaram forçar a entrada com um ônibus. Fidel, acompanhado do ministro das Relações Exteriores Felipe Pérez Roque, chegou ao local em um jipe e foi recebido por um grupo de admiradores.

Todas as ruas próximas à sede diplomática encontravam-se bloqueadas por forças policiais, que impediam qualquer aproximação da imprensa.

Algumas horas antes, o encarregado de negociações da embaixada do México, Andrés Ordóñez, havia desmentido que refugiados teriam pedido asilo à delegação, segundo os rumores que circularam na ocasião.

O funcionário explicou que seu país mantém inalterável a política migratória para os cubanos e os que desejarem viajar para o México devem "passar pelas normas de migração habituais na área consular".

No entanto, algumas horas mais tarde, segundo testemunhas, um ônibus tentou forçar os portões da embaixada. O embaixador mexicano Ricardo Pascoe não se encontra em Havana neste momento.

O México é o único país da América Latina que jamais rompeu suas relações diplomáticas com Cuba e que sempre manifestou sua oposição ao embargo comercial imposto pelos Estados Unidos à ilha há 40 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;