Memória Titulo
Censura, regime militar e os 30 anos da anistia

Está no ar o programa nº 14 do Diário On-Line, que hoje focaliza os 30 anos da anistia no Brasil: 1979-2009. O entrevistado é José Contreras...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Está no ar o programa nº 14 do Diário On-Line, que hoje focaliza os 30 anos da anistia no Brasil: 1979-2009. O entrevistado é José Contreras Castilho, presentemente residindo no Litoral. Ele fez história no sindicalismo do Grande ABC e como ambientalista.

Contreras recorda a participação que teve nos movimentos dos metalúrgicos dos anos 1970. Discurso que realizou no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema (hoje do ABC) lhe valeu perseguição pelos órgãos militares. Aquela ação virou reportagem no Diário, que guarda todas as fotos da cobertura realizada.

O entrevistado fala também de cultura e do teatro que se fazia entre os metalúrgicos do Grande ABC da época, forma encontrada para driblar a censura imposta pelo regime.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 14: os 30 anos da anistia brasileira. Entrevistado: José Contreras Castilho, ambientalista e anistiado do Grande ABC. Editor do Diário OnLine, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

Bar da Saudade

Texto: José Bueno Lima

Infelizmente, o Bar da Saudade chegou ao fim na Vila Assunção, em Santo André. Não fui seu frequentador, mas o conheço desde a mais tenra idade e sempre o vi com muita simpatia. Fui seu vizinho. E quando atingi a idade de frequenta-lo, havia mudado mais para o Centro de Santo André. Nem por isso o Bar da Saudade deixou de representar algo para mim.

Conheci alguns de seus donos, inclusive os Casimiro, que, salvo engano, foram os primeiros; os irmãos Pedro e Nicola Rubertoni; o Pedro De Nadai, que, segundo consta, deu o nome Saudade, e seus filhos Euvaldo (o Caqui) e o Jurandir.

Era comum a existência de canchas de bochas nos bares. Durante a direção destes últimos, no início dos anos 1940, as do Bar da Saudade (duas) foram cobertas, sendo as primeiras em Santo André, a receber esse benefício, conforme informação do Jurandir De Nadai.

O Bar da Saudade extrapolou os limites da Vila Assunção. Foi conhecido e respeitado por toda a cidade. Localizado na esquina das ruas Guilherme Marconi e Joaquim Távora, o bar ficava no trajeto de quem se dirigia ao então único cemitério da cidade, o da Saudade (daí seu nome).

Naquele tempo, os cortejos fúnebres eram realizados a pé, em sua grande maioria. O bar tornou-se parada obrigatória dos acompanhantes, após o enterro. Seja para um refrigerante, uma água ou qualquer outra finalidade. Como raramente não passava um dia sem enterro, dá para se imaginar o número de pessoas que o conheceram.

O Bar da Saudade perdurou por mais de 70 anos. Pelo menos quatro gerações o frequentaram. Agora vai se transformar em pizzaria e lanchonete, pertencente a uma rede de padarias da cidade. Então, por que não introduzir, como homenagem, em seu sucessor, o nome...Saudade?

ALMANAQUE

Giacinto Tognato

Nascimento: Itália, 18 de setembro de 1881.

Conselheiro municipal: 18 de junho de 1932 a novembro de 1934.

Falecimento: Santo André, 1º de fevereiro de 1967.

Técnico em teares e criador da Fiação Tognato, hoje a mais antiga indústria em funcionamento no Grande ABC.

João Dal'Mas

Nascimento: São Caetano, 18 de setembro de 1913.

Vereador: 1948 a 1951.

Partido: PDC.

Falecimento: São Caetano, 14 de julho de 1992.

Líder autonomista, vice-prefeito e prefeito de São Caetano. Contador e industrial.

Mário Andrew Medeiros Rhein

Nascimento: São Paulo (SP), 18 de setembro de 1913.

Vereador: 1952 a 1955.

Partido: PRP.

Falecimento: Santo André, 22 de outubro de 1968.

Jornalista. Veio adolescente para Santo André, na década de 1920. Residia na Vila Santa Terezinha.

EM 18 DE SETEMBRO DE...

1834 - Convocada a Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo.

1904 - Fundado no Rio de Janeiro o América FC.

1967 - Fundado o Santo André FC, primeiro nome do EC Santo André.

1969 - Junta militar do governo brasileiro assina a nova lei de Segurança Nacional.

HOJE

Dia Nacional da TV, Dia dos Símbolos Nacionais, Dia da Alfabetização, Dia do Chile e Dia do Perdão.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 18 de setembro de 1979

Manchete - Visando a economia de combustível, programa garantirá transportes bons e fartos nas cidades.

Política - De volta ao Brasil, Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, encontra-se com Lula, o metalúrgico do Grande ABC.

Mauá - Córrego no Jardim Itapark deságua em residências.

Futebol - Olaria conquista o título de campeão da Divisão Especial de São Bernardo.

SANTOS DO DIA

José de Copertino, Metódio do Olimpo, Pânfilo, Ricarda e Sofia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;