Memória Titulo
A imprensa do Grande ABC preservada

João Massolini nos traz os dois jornais de hoje: Cultural e Confoca...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


João Massolini nos traz os dois jornais de hoje: Cultural e Confoca. O primeiro, de 1962, que era editado pelo Centro Cultural Joaquim Nabuco, do Ginásio Estadual Amaral Wagner, de Utinga, Santo André; o segundo, de 1976, da empresa Conforja, de Piraporinha, Diadema.

Estes jornais são muito importantes. Eles retratam momentos de instituições, seus colaboradores, seus acontecimentos. Além do mais, são raros.

Temos observado que mesmo multinacionais mantêm órgãos de divulgação benfeitos, por décadas seguintes, que tornam-se raros porque as gerações internas que sucedem os antigos não acreditam que aquelas coleções representam muito para a história das suas instituições.

A Escola Amaral Wagner tem história no Grande ABC, mas arriscamos a dizer que, nos seus arquivos, jornais como o Cultural não são mantidos. Imaginem a importância que uma coleção de Cultural representaria para a escola, Utinga e região.

O jornalista e professor Valdenízio Petrolli, há décadas, preserva jornais e revistas editados no Grande ABC. Criou um acervo, em processo permanente de enriquecimento. Os números agora divulgados pelo colaborador João Massolini serão encaminhados a Petrolli. E novos registros da história e memória local serão efetivados.

TRECHOS

"Ainda nesta semana iniciaremos o grande concurso Rainha do Ginásio. Quatro são as candidatas: Sonia, Neusa, Ana Tereza e Sonia Maria. Este concurso é pró-Centro Cultural. Esperamos, portanto, que você coopere conosco" 
(cf. Cultural, ano 1, nº 2, maio 1962, sob a orientação do professor Antonio J.Nascimento).

"A Associação Comercial e Industrial de Diadema prestou homenagem ao industrial Wilhelm Karl Endlein, diretor-presidente da Conforja S/A . A Conforja recebeu o título de Empresa do Ano. Emprega 1.350 pessoas, com uma produção média mensal de 1.500 toneladas." 
(cf. Confoca, ano 1, nº 7, dezembro de 1976).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 12 de setembro de 1982 - Nº 5.004
Gente Especial - Professor Paulo Freire é entrevistado por Cida Flosi Barbosa: "A Educação como ato político".
Internacional - Virginia Pezzolo escreve sobre a Namíbia: "A luta negra contra o colonialismo".
Música - Entrevistamos Yosef Freire, músico nascido na Hungria e que há anos residia em Santo André. Mostramos o seu amor pelos instrumentos musicais, que ele construía e reformava.
Ideias/livros - "1983, moldura nova, quadro puído e velho", em artigo de Aleksandar Jovanovic.
Publicidade - Da página ‘Roteiro do Bom Apetite', um guia dos restaurantes do Grande ABC, num total de 34 endereços, entre os quais: Holiday Inn (São Bernardo), D'Arcos (Rua Dona Carlota), O Forno (Center Shop, hoje Metrópole), Cantina Bacalhau e Vinho Verde (Avenida Maria Servidei Demarchi). Continua.

EM 13 DE SETEMBRO DE...
1832 - Dissolve-se o ministério criado em 3 de agosto; inicia-se outro, organizado pelo senador Vergueiro, hoje nome de via importante em São Bernardo.
1907 - Criado o Distrito de Paz do Butantã, na Capital.
1957 - Miguel Guillen, sindicalista de Santo André, embarca para a Alemanha Oriental. Parte das despesas de viagem foi paga pelo comendador Emílio Sortino. Guillen da esquerda, Sortino da direita. Respeitavam-se mutuamente e foram reunidos para mesa-redonda no Diário.
1972 - São Caetano legaliza prevenção a incêndio. Prédios com mais de três andares são obrigados a providenciar equipamentos para a prevenção e combate a incêndio.
1977 - Agência da Varig completa três anos em Santo André. À frente, desde o início, o gerente Leonel Gregório.
- Cobrança de taxa para carteirinha de identificação escolar provoca protesto estudantil na Escola Estadual Sergio Milliet, em Santo André.

Trabalhadores (*)
403 - Bento Gonçalves Vital. Residia à Rua Oito, 45.
404 - José de Sena Gomes. Natural de Juazeiro. Residia à Rua Cobea, 25.
405 - João Pires de Oliveira, 38. Natural de Socorro. Residia à Avenida Estados Unidos, 447.
(*) Operários da Matarazzo.
Fonte - 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

HOJE
Dia do Agrônomo. 

SANTOS DO DIA 
Eulógio I (de Alexandria, patriarca grego de 580 a 608), João Crisóstomo (bispo e doutor da Igreja), Ligório e Maurílio.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes, 2012.
Na foto, imagem de Santo Antonio, esculpida em fins o século 17 em barro cozido policromado. Obs. Falta o Menino Jesus que estaria assentado sobre o livro. 
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
João Alexandre Arduino, 91. Natural de Piracicaba (SP). Dia 2. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
João Fabri, 78. Natural de Posse de Ressaca (SP). Dia 4. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
Nelson Belo de Brito, 67. Natural de Angelim (PE). Dia 10, em São Bernardo. Memorial Phoenix.
Leila Del Vechio Martineti, 61. Natural de Santo André. Dia 1º. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

SÃO BERNARDO
Maria José Cunha, 87. Natural de Conceição do Rio Verde (MG). Dia 11. Cemitério do Baeta. 
Julia Chola da Silva, 85. Natural de Araçatuba (SP). Dia 7. Cemitério dos Casa.
Wilma Pereira Beco, 83. Natural de Sorocaba (SP). Dia 11. Jardim da Colina.
Hilda Marins, 76. Natural de Sorocaba (SP). Dia 8. Cemitério do Baeta.
Maria José de Almeida da Silva, 74. Natural de Ribeirão (PE). Dia 9. Cemitério dos Casa.
Cícero Antonio da Silva, 67. Natural de Penaforte (CE). Dia 6. Cemitério dos Casa.
José Aparecido dos Santos, 63. Natural de Guaxupé (MG). Dia 9. Cemitério dos Casa.

DIADEMA
Santa Irene Borgo Henrique, 83. Natural de Itajobi (SP). Dia 11, em São Bernardo. Vale da Paz.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;