Política Titulo
Lula, Lagos e Kirchner pedem reunião extra do Mercosul
Por Do Diário OnLine
14/07/2003 | 11:14
Compartilhar notícia


Os três presidentes latino-americanos presentes na Cúpula Progressista de Bagshot, em Londres, pediram nesta segunda-feira que seja realizada uma reunião extraordinária do Mercosul para melhorar a integração da América do Sul através de "projetos físicos de infra-estrutura".

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, o argentino Néstor Kirchner e o chileno Ricardo Lagos mantiveram na manhã desta segunda-feira uma reunião trilateral, à margem da Cúpula Progressista convocada pelo primeiro-ministro Tony Blair para dar um novo impulso ao conceito da "Governança Progressista" (ex-Terceira Via).

Os três líderes latino-americanos querem "apresentar aos outros colegas do Mercosul a possibilidade de realizar uma reunião extraordinária para discutir um plano específico, a nível de América do Sul, de integração de projetos físicos no âmbito de infra-estruturas", declarou Lagos, cujo país tem o status de associado do Mercosul.

"É a partir da integração física que vamos poder avançar para uma maior integração no cone sul", explicou o presidente, precisando que "estão dadas as condições para que organismos de financiamento internacional e para que os países possam participar ativamente".

"Queremos estabelecer uma coordenação de nossos ministros para a próxima rodada de negociações em Cancun, para apresentar posições comuns como região em temas tão importantes quanto acesso a mercados, direito de propriedade intelectual, subsídios agrícolas dos países desenvolvidos etc", explicou Lagos.

Os ministros de 146 países se reunirão de 10 a 14 de setembro, em Cancun, para passar em revista o programa de liberação econômica comercial acertado em 2001, em Doah, Qatar.

O presidente Lula também insistiu na necessidade de que os países da América do Sul se mostrem unidos para "ter mais força para negociar". "Estamos trabalhando para que o Mercosul se transforme em um bloco sólido, para que outros países entrem no Mercosul e consigamos melhorar nossas relações com a União Européia (UE)", explicou.

Por sua parte, Kirchner assegurou que os três presidente têm "absolutamente claro que a consolidação do Mercosul passa por uma integração física maior e um trabalho conjunto".

Na véspera, em uma conferência prévia à cúpula, Lula pediu aos países ricos a criação de um organismo internacional que financie as obras de infra-estrutura dos países pobres. Lula disse, além disso, que a integração da América do Sul consiste até agora de "palavras vazias" e criticou o fato de não haver vôos diretos entre o Brasil e o Equador.

Depois da chegada de Lula e Kirchner ao poder este ano, o países membros do Mercosul - que estava fragilizado pela difícil situação econômica e financeira regional - tentam reativar o bloco e convertê-lo na pedra fundamental da integração sul-americana, visando às negociações com a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), impulsionada pelos Estados Unidos para 2005.

A Cúpula Progressista de Londres, na qual participam 14 chefes de Estado e de Governo, com o objetivo de colocar em dia o conceito de "Terceira Via", teve início na noite deste domingo e deve ser concluída nesta segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;