Economia Titulo Carreira
Sobre o esgotamento físico e o mental
Lucas Nogueira
Diretor de recrutamento da empresa Robert Half
24/09/2019 | 07:30
Compartilhar notícia


Muito tem se falado sobre síndrome de Burnout, que, em explicação bem simples, pode ser traduzida no esgotamento físico e mental intenso da pessoa. Assunto voltou à minha mente quando vi que pesquisa da Robert Half apontou que 96% dos gestores dos Estados Unidos afirmam que integrantes de sua equipe enfrentam algum nível de desgaste durante expediente. Pensando nesse tema, gostaria de sugerir a seguir cinco boas práticas para que líderes e gestores possam auxiliar colaboradores a terem dias menos exaustivos dentro da companhia.

Previna a alta rotatividade

Excesso de trabalho ou estresse que leva à exaustão física e mental pode resultar em colaboradores desengajados, com tendência de que eles procurem emprego em organizações que valorizem a qualidade de vida. E todos sabemos que o excesso de rotatividade, além de impactar negativamente nos negócios, gera gastos extras com recrutamento, seleção e treinamento de novos profissionais.

Reavalie as funções

Invista em processo de recrutamento robusto para que pessoas certas sejam contratadas para cargos adequados, certificando-se de que as expectativas – tanto da empresa quanto do candidato – sejam alinhadas já no processo seletivo. Essa precaução tende a reduzir significativamente o nível de frustração dos profissionais ao ingressarem na equipe. Além disso, cuide para manter mapeamento constante da saúde dessa relação.

Mantenha os pés na realidade

Pergunte-se constantemente em que medida os integrantes da sua equipe estão confortáveis com a carga de trabalho e se todos dispõem de recursos, condições, informações e apoio suficientes para executar as ações. Veja, ainda, se as metas propostas são possíveis de serem atingidas pela maioria ou se apenas alguns poucos profissionais altamente qualificados são capazes de realizarem esse feito.

Valorize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Em geral, profissionais que se dizem satisfeitos com a oportunidade de trabalho que possuem citam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como um dos aspectos mais valiosos da cultura da organização onde atuam. Quando sentem que têm o bem-estar valorizado, os colaboradores tendem a ser menos estressados. Opção é oferecer possibilidade de home office, flexibilidade de horário ou salas para descanso dentro da empresa, além de evitar ligar e enviar e-mails ou mensagens de texto fora do horário de expediente ou em período de férias.

Reconheça o esforço

Caso carga extra de trabalho seja necessária, não esqueça de reconhecer e recompensar esse esforço do profissional, além de dar crédito às ações realizadas. É fundamental que essas horas extras sejam revertidas em remuneração ou descanso. Esses cuidados tendem a fazer com que o colaborador se sinta respeitado e, portanto, incentivado a contribuir em outras oportunidades. Em caso de exageros dessa hora extra, verifique se sua equipe está com o número adequado de profissionais. Se a demanda extra for pontual, talvez seja o caso de contratar profissional por projeto, que pode ajudar com demandas para cargos que vão de analista a diretor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;