Cultura & Lazer Titulo
Belas e feras no Grammy
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
10/02/2007 | 20:55
Compartilhar notícia


Será uma briga de belas e de feras. A 49ª edição do Grammy, cuja cerimônia de premiação ocorre neste domingo no Staples Center, em Los Angeles, reunirá algumas das mais bem-sucedidas beldades do mainstream – leia-se Beyoncé, Mary J. Blige, Shakira, Fergie e Christina Aguilera – e nomes consagrados, como Bob Dylan e Tony Bennett, além de ótimas surpresas deste último ano, como a dupla Gnarls Barkley, que emplacou com o psicodélico hit Crazy. A cerimônia será transmitida ao vivo e em inglês, a partir das 23h, pelo canal Sony. No dia 15 de fevereiro, às 21h30, o canal de TV paga volta a exibir o evento, com legendas em português.

A campeã de indicações deste ano é Mary J. Blige, cujo nome aparece em oito diferentes categorias. A música Be Without You lhe valeu lugar nas listas de gravação do ano, canção do ano, performance de r&b, canção de r&b e gravação remixada não-clássica. Ela disputa também em colaboração de pop (com o U2, em One), performance de r&b Tradicional (com I Found My Everything) e disco de r&b (com The Breakthrough).

Contudo, Mary J. Blige não aparece na lista de melhor álbum do ano, na qual está o Red Hot Chili Peppers com seu Stadium Arcadium. A banda foi a segunda mais indicada e agora concorre em seis diferentes categorias, incluindo, por exemplo, melhor disco de rock, melhor canção de rock (com Dani California), melhor performance em dupla ou grupo.

James Blunt, The Dixie Chicks, John Mayer, Danger Mouse, Prince, Rick Rubin, will.i.am e John Williams aparecem em seguida, com cinco indicações cada um. Beyoncé, Brian Michael Cox, Gnarls Barkley, Israel Houghton, T.I. e Justin Timberlake disputam em quatro categorias cada um.

Embora o grande destaque da festa sejam mesmo os nomes do pop, do rock, do r&b, do rap e da música alternativa, o Grammy premia de tudo, até polca, em suas 102 categorias. Tem um brasileiro na lista, Sérgio Mendes, que concorre com ele mesmo em melhor performance urbana/alternativa, com duas músicas That Heat (com Erykah Badu & Will.i.am) e Mas Que Nada (com The Black Eyed Peas).

As apresentações da noite deixam clara a supremacia desses gêneros. Shakira, por exemplo, fará uma dobradinha ao vivo com Wycleff Jean. Stevie Wonder, detentor de 24 gramofones, é nome confirmado na lista de shows. Frisson maior, porém, pretende causar The Police. O trio, formado pelo cantor Sting, o baterista Stewart Copland e o baixista Andy Summers, deve oficializar a volta 23 anos após a separação. E pode anunciar segunda-feira uma nova turnê.

Alguns indicados

Álbum

Taking The Long Way, Dixie Chicks

St. Elsewhere, Gnarls Barkley

Continuum, John Mayer

Stadium Arcadium, Red Hot Chili Peppers

FutureSex/LoveSounds, Justin Timberlake

Gravação

Be Without You, Mary J. Blige

You’re Beautiful, James Blunt

Not Ready to Make Nice,

Dixie Chicks

Crazy, Gnarls Barkley

Put Your Records On,

C. Bailey Rae

Melhor música

Be Without You, Mary J. Blige

Jesus, Take The Wheel,

Carrie Underwood

Not Ready to Make Nice,

Dixie Chicks

Put Your Records On, C. Bailey Rae

You’re Beautiful, James Blunt



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;