Política Titulo São Caetano
Pio defende audiência pública para discutir volta a Consórcio

Mandatário da Câmara de S.Caetano elogia novo formato, mas quer ouvir população

Raphael Rocha
19/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (MDB) defendeu que a casa realize audiência pública para discutir a possibilidade de a cidade retornar ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. No dia 27 de novembro, os parlamentares aprovaram pedido do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) em se desfiliar da entidade. Passados menos de três meses, o tucano sinaliza com o regresso.

“Defendo que o investimento financeiro seja inversamente proporcional à participação popular. Ou seja, queda no valor que precisa ser despendido para manter a estrutura e maior abertura para a sociedade civil. São Caetano debateu amplamente, no fim do ano passado, projeto de lei autorizando a saída do Consórcio por entender que o modelo até então aplicado era deficitário para a cidade e que a quantia poderia ser reinvestida em prioridades locais. Creio que esse novo modelo precisa ser amplamente debatido. Por isso vou propor audiência pública”, sustentou Pio.

Na semana passada, o presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), divulgou mudanças na estrutura da entidade com objetivo de resgatar municípios que abandonaram o colegiado – além de São Caetano, Diadema e Rio Grande da Serra pediram desfiliação. Como medidas de enxugamento de gastos estavam corte no repasse mensal – de 0,17% para 0,15% o percentual da receita corrente líquida a ser destinado para o grupo – e redução no número de GTs (grupos de trabalho).

“Claro que a Câmara de São Caetano, e tenho certeza como as outras Câmaras do Grande ABC, enxergam e entendem a importância estratégica do Consórcio. Há problemas regionais que exigem soluções regionais, como segurança, transporte e saúde. Neste modelo, em descendo projeto de lei recolocando São Caetano no Consórcio, há de se ter olhar de redução de investimento econômico, despender o mínimo necessário, ampliar a participação popular por meio de fóruns temáticos e que a gente provoque uma audiência pública para debate amplo e transparente”, discorreu o mandatário da casa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;