Cena Política Titulo
Pistas sobre o futuro de Donisete Braga
Por Raphael Rocha
06/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Em meio ao dilema sobre a permanência ou saída do ex-prefeito de Mauá Donisete Braga do PT, o diretório petista na cidade registrou baixas de antigos aliados do ex-chefe do Executivo. José Afonso Pereira, que atuou como secretário de Planejamento no governo de Donisete, e Clayton Gordinho, terceiro suplente de vereador pelo partido, solicitaram desfiliação da legenda. Ao que parece não é um movimento orquestrado, já que Clayton é sondado para ir para o governo de Atila Jacomussi (PSB), enquanto Afonso pode ir para administrações no Interior do Estado. Por enquanto, Donisete não bateu martelo sobre seu futuro. Figuras influentes do petismo dizem para ele continuar, mas a resistência no PT de Mauá é grande. Ele ainda mensura se vale a pena lançar sua candidatura a deputado estadual pelo PT e ter de disputar votos com o ex-prefeito Oswaldo Dias, que também tem esse projeto engatilhado, ou percorrer caminho sem tantos percalços partidários.

Bate-boca
O clima esquentou em Diadema na eleição para o conselho do Fumapis (Fundo Municipal de Apoio à Habitação de Interesse Social). Secretário de Segurança Alimentar, o ex-vereador Atevaldo Leitão (PSDB) percorria escolas da cidade onde a votação acontecia e, na Emeb Irmã Dulce, no Parque Real, se encontrou com ex-parlamentar Manoel Boni (PT). Os dois começaram a discutir porque o petista teria cobrado o tucano sobre a instalação de uma horta comunitária na Avenida dos Signos, no bairro Conceição, onde há um projeto de quase uma década para construção de moradias populares. Testemunhas relataram que por pouco não houve agressão física. Mas aliados do tucano garantem que o debate ficou apenas nas palavras.

Não deu
Os dois nomes da política do Grande ABC que concorriam a vagas no conselho deliberativo do Corinthians não obtiveram êxito. Tanto o presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (MDB), quando o mandatário do PSB de Santo André, Donay Neto, não atingiram os votos necessários para ficarem com uma das 200 cadeiras disponíveis. Além disso, viram o candidato a presidência do clube que eles apoiavam, o conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Antonio Roque Citadini, ser superado por Andrés Sanchez, deputado federal pelo PT.

Manifestação
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC convocou para amanhã, às 20h, ato contra a reforma da Previdência, que o governo de Michel Temer (MDB) tenta aprovar ainda neste mês no Congresso Nacional. Segundo o presidente da entidade, Wagner Santana, o Wagnão, esse evento será “um esquenta” da manifestação marcada para o dia 19 contra mudanças nas regras previdenciárias. “Precisamos ir para as ruas e mostrar a indignação”, disse.

Protesto
Está marcado para hoje protesto contra a taxa do lixo de São Caetano, na Câmara, na volta dos trabalhos na Casa. O governo garante que a cobrança do tributo está amparada por lei, enquanto políticos da oposição avaliam que a cobrança é irregular. A sessão começa às 17h.

Reunião
Cerca de 250 pessoas do Grande ABC e da Região Metropolitana acompanharam evento organizado pelo pré-candidato a deputado federal e ex-secretário de Obras de Mauá Júnior Orosco (PDT). Segundo o pedetista, a atividade serviu para debater políticas. “Falamos muito de emprego, empreendedorismo, Saúde, assistência social, esportes e, principalmente, ações que possam contribuir para o desenvolvimento de várias cidades”, comentou Orosco.

Candidatura
Vice-prefeito em Guarulhos, Alexandre Zeitune deve ser candidato ao governo do Estado pela Rede Sustentabilidade, cujo expoente é a ex-senadora Marina Silva. Ele esteve no fim de semana em Diadema para receber apoio dos filiados da Rede na cidade. Para conseguir ser candidato da legenda, Zeitune precisa de dois terços de adesões das comissões municipais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;