Memória Titulo
Há 50 anos o Ocara quebra o tabu e vence o Panelinha

Ao enviar a foto de hoje, o arquiteto Euclydes Rocco Júnior datou na legenda: (1960 ?), assim mesmo, com o ponto de interrogação

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Quero que você me dê a mão; vamos sair por aí sem
pensar no que foi que sonhei,
que chorei, que sofri".
(Estrada do Sol, de Dolores Duran e Tom Jobim, sucesso de Agostinho dos Santos)

"Eu era garoto quando via Agostinho dos Santos na TV recepcionando seu amigo, o americano Johnny Mathis. Cresci ouvindo essa música, que já teve várias regravações, mas ninguém o superou."
Paulo Serafim, admirador.

E hoje Agostinho dos Santos (1932-1973) tem bar-museu em São Bernardo, mantido por seus descendentes. Procurem conhecer. Estimulem os artistas do Grande ABC que ali se apresentam de terça a sexta-feira. Contatos: 7462-2654; 9808-9147.

Ao enviar a foto de hoje, o arquiteto Euclydes Rocco Júnior datou na legenda: (1960 ?), assim mesmo, com o ponto de interrogação. O que significa que a foto pode ter sido tirada no Carnaval de 1959, 1960, 1961 ou outro ano próximo. Não importa. Vamos considerar 1960 e assim reviver o que foi o Carnaval de rua de Santo André há exato meio século.

Foi um grande Carnaval, o melhor do Grande ABC, um dos melhores do Estado naquele ano, segundo a crônica paulistana de então. Realçava-se o duelo entre as duas principais agremiações, os ranchos do Ocara Clube e do Panelinha Pan WD.

O Panelinha trouxe ‘romanos' para a Rua Bernardino de Campos e Praça 4º Centenário. Logo na abertura, uma quadriga, carro romano puxado por quatro cavalos e com um romano em pé no peitoril do veículo. Seguiu-se a legião guerreira, gladiadores, a guarda pretoriana, a bateria travestida de banda romana, com seus batuqueiros, ops, guerreiros com vestimentas originais.

"A apresentação do Panelinha foi verdadeiramente impressionante, pela riqueza de detalhes e pela veracidade histórica. Os aplausos espontâneos dizem melhor que qualquer palavra", escreveu News Seller.

O Ocara desfilou em seguida. Colocou a Espanha nas ruas da cidade. Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança presentes; o quadro de tourada; nobres e damas, a Bodega Ibérica, o carroção cigano, com a estrela Ivone Aguiar e uma trupe de ciganos.

"Tudo era festa, tudo foi animação, entusiasmo e alegria. Espetáculo raro de cores", documentou o jornal.

E deu Ocara em primeiro lugar, quebrando-se o tabu de vitórias consecutivas do Panelinha, num dos maiores carnavais de rua de todos os tempos já realizados em Santo André, segundo a reportagem do News Seller.

Mas não foi só a disputa entre Ocara e Panelinha. O Carnaval 1960 de Santo André teve também os blocos Chora na Rampa (campeão em sua categoria), Bebês e Os Polichinelos. E seis escolas de samba: Unidos de São Bernardo (campeã), Vila Humaitá, Unidos do Parque das Nações, Beco do Conforto, Vila Alice e Irmãos Unidos.

NEWS SELLER
Domingo, 14 de fevereiro de 1960

Manchete - Fechada a Escola Pereira Barreto, em Santa Terezinha. A medida provocou uma avalanche de reclamações na redação do NS.

Futebol - NS homenageia a SE Irmãos Romano, de São Bernardo, campeã invicta da Terceira Divisão de Profissionais.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 14 de fevereiro de 1980

Manchete - Gasolina poderá ter novo aumento a partir de março

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Aumento da gasolina e combate à inflação.

Abastecimento - Boicote à carne bovina no Grande ABC aumenta.

São Caetano - Calcula-se que 20% a 30% das árvores plantadas pela Prefeitura são destruídas pela população.

Editorial - Em São Bernardo, a burocracia está vencendo

Carnaval 80 - Flor do Morro do Jardim Zaíra, em Mauá: a ascensão de um bloco de batuque.

Futebol - Amistoso no Estádio Bruno Daniel: Santo André 1, XV de Jaú 1.

Polícia - Gang internacional age no Grande ABC.

EM 14 DE FEVEREIRO DE...
1955 - Fundada, em Mauá, a Agremiação Esportiva Porcelana Real.

1970 - Mauá inaugura a Praça da Itália, no Jardim Haydée.

SANTOS DO DIA
Cirilo (monge), Metódio (bispo) e Valentim. Valentim (estampa). São venerados oito santos com este nome. Festejam-se hoje dois: um bispo de Térnio, na Úmbria, Itália, que viveu por volta de 223; e um sacerdote que viveu em Roma e foi decapitado em 270.
Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Trabalhadores
Nascem em 14 de fevereiro:

1 - João Baptista de Andrade. 1914. Natural de Jundiaí (SP). Operário da Rhodia Química.

2 - José Renaldini. 1918. Natural de Descalvado (SP). Auxiliar de laboratório da Rhodia Química. Residência: Rua Angatuba, 343.

3 - Orlando Segatto. 1924. Natural de São Caetano. Ajudante de carpinteiro da Metal Química Glória. Residência: Avenida Paraíso, 335, São Caetano.
FONTE: Primeiro livro geral de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;