Internacional Titulo
Soldado dos EUA é condenado a seis meses de prisão por tortura
Da AFP
05/02/2005 | 17:17
Compartilhar notícia


Um soldado americano condenado por torturas contra iraquianos na prisão de Abu Ghraib, em Bagdá, foi sentenciado a seis meses de prisão e desligamento do exército dos Estados Unidos por má conduta.

A sentença proferida na sexta-feira por um tribunal militar contra o sargento Javal Davis é fruto de um acordo com a promotoria, mediante a qual o acusado aceitou se declarar culpado por negligência, falsa declaração oficial e agressão.

"Estou extremamente decepcionado", afirmou Paul Bergrin, o advogado civil de Davis, que anunciou que apelará da decisão. O policial militar trabalhou como guarda na prisão de Abu Ghraib durante três meses no final de 2003 e é um dos sete soldados acusados por tortura.

Na primeira corte marcial realizada em função desse caso, o soldado Charles Graner foi sentenciado no mês passado a dez anos de prisão por maus-tratos físicos e sexuais aos prisioneiros.

Outros quatro acusados se declararam culpados de várias acusações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;