Esportes Titulo
Atletas australianos conseguem evitar testes anti-doping
Do Diário do Grande ABC
29/08/2000 | 10:06
Compartilhar notícia


Alguns dos atletas olímpicos australianos conseguiram escapar dos exames surpresa de doping, ao treinar em lugares remotos do país, onde nao há como ir em sua busca por causa do custo elevado que esse traslado supoe.

De acordo com as investigaçoes independentes encarregadas pela Agência Australiana Desportiva Anti-Doping (ASDA, sigla em inglês), os desportistas planejaram essa ``fuga' inclusive por receber avisos por telefone, que lhes permitissem escapar a tempo da chegada das unidades de teste anti-doping.

Os controladores sao obrigados a deixar uma mensagem nas secretárias eletrônicas dos atletas, avisando-lhes de que vao realizar o teste, o que dá tempo aos atletas de escaparem para lugares remotos ou para se desvencilhar das substâncias proibidas que podem ter utilizado.

As autoridades inclusive admitem que tiveram problemas para verificar as assinaturas dos atletas que realizaram os controles, o que implica que os atletas irregulares poderiam ter companheiros ``limpos' que passaram nos testes anti-doping por eles.

Simon Allatson, presidente da Federaçao de Atletismo da Austrália, manifestou à emissora 'ABC Radio' que é uma situaçao preocupante, já que o informe mostra que há erros no sistema de testes.

As investigaçoes se iniciaram, depois que o antigo lançador de discos australiano de elite Werner Reiterer admitiu que o doping era utilizado por diversos atletas olímpicos australianos, e que pessoas pertencentes às altas esferas organizacionais faziam vista grossa sobre sua própria ingestao de substâncias dopantes.

A ASDA deve realizar 4.500 testes-surpresa antes e durante as competiçoes em atletas de todo o mundo durante as cinco próximas semanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;