Internacional Titulo
Conselho de Segurança do Ira ameaça executar manifestantes
Por Do Diário do Grande ABC
14/07/1999 | 09:36
Compartilhar notícia


O sub-chefe do Conselho Supremo de Segurança do Ira, Hassan Rowhani, disse nesta quarta-feira que os manifestantes que destruíram edifícios e automóveis durante manifestaçoes de protesto poderao ser executados, na condiçao de inimigos do estado.

"Aqueles que destruíram propriedades públicas e cometeram agressoes contra o sistema islâmico serao tratados em nossos tribunais como mohareb e mofsed", ameaçou. Mohareb e mofsed sao termos usados para identificar os inimigos do regime. O castigo para quem for declarado mofsed, que em idioma farsi significa corrupto, é a pena capital.

A declaraçao de Rowhani foi feita durante um ato organizado pelos religiosos de linha-dura do governo islâmico como uma demonstraçao de força após os protestos de estudantes contra medidas de censura que envolveram o fechamento de um jornal progressista. Participaram do ato de hoje dezenas de milhares de pessoas.

O que antes era uma manifestaçao estudantil contra o fechamento do jornal Salam transformou-se numa série de protestos pelas ruas de Teera e outras cidades contra os adversários do presidente reformista Mohamed Katami. No centro dessa luta, estao os escassos poderes do presidente, que é eleito pelo povo. O líder supremo do país, aiatolá Ali Kamenei, que lidera a ala conservadora e nao é eleito, controla as Forças Armadas, a polícia, o sistema judiciário, o Ministério da Inteligência e os meios de comunicaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;