Internacional Titulo
CIA: Al Qaeda tem capacidade de produzir 'bombas sujas'
Da AFP
24/11/2004 | 07:25
Compartilhar notícia


A rede terrorista islâmica Al Qaeda tem a capacidade de construir uma "bomba suja" radioativa para atacar os Estados Unidos e outros países ocidentais. Além disso, tem procedimentos rudimentares para produzir armas químicas. As informações foram transmitidas pelo serviço secreto norte-americano (CIA) na noite de terça-feira.

No relatório anual sobre a proliferação de ameaças enviado ao Congresso, a Agência Central de Inteligência (CIA) insiste que o Irã estava impulsionando "um programa clandestino de armas nucleares".

Porém, a CIA não comenta as acusações feitas pelo secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, segundo as quais o Irã tenta adaptar seus mísseis para transportar ogivas nucleares.

A CIA utilizou suas palavras mais fortes para alertas de ameaças das organizações terroristas, que estariam tentando utilizar materiais químicos, biológicos, radiológicos e nucleares para atacar os Estados Unidos e seus aliados.

O texto destaca que o risco de tais ataques permanece elevado.

"Uma de nossas maiores preocupações é a preparação da Al Qaeda para tentar ataques com armas não convencionais contra nós", afirma o documento.

A CIA informa que a análise de papéis da Al Qaeda recuperados no Afeganistão em 2002 "indicam que o grupo tem procedimentos rudimentares para utilizar os gases mostarda, sarin e VX".

O grupo de especialistas da Central também descobriu que a rede liderada por Osama Bin Laden está muito interessada em desenhos de dispersão radiológica ou "bombas sujas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;