Cultura & Lazer Titulo
Papo de cinéfilo na livraria
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
20/02/2005 | 16:27
Compartilhar notícia


Um novo espaço para discutir a sétima arte começa a ser formado na região. Na próxima quarta-feira (dia 23), a Alpharrabio Livraria e Editora, que este mês comemora 13 anos de atividades em Santo André, cede lugar para o primeiro encontro do cineclube que pretende reunir semanalmente seus freqüentadores. O objetivo é criar um ambiente para que o grupo de cinéfilos possa conversar sobre os mais variados aspectos do cinema, desde as técnicas usadas por diretores até as distorções encontradas nas traduções de títulos.

O primeiro passo já foi dado. O professor de História Edmundo Epifanio Dias desenvolveu e coordena o projeto, formatado em exibição de trechos de filmes em DVD e debate sobre um assunto determinado. No primeiro encontro, por exemplo, o tema será Domínio da Câmera. As teclas stop e play do controle remoto não serão poupadas. “Se precisar voltamos o mesmo trecho cinco, dez vezes”, afirma Dias.

O professor já tem uma lista de temas definida para o próximo mês. “Tenho isso porque alguém tem de organizar no começo, mas a idéia é que os freqüentadores participem com sugestões de temas e títulos a serem exibidos”, diz. A participação pode ir além: “Até se aparecer um grupo interessado em produzir filme poderemos incentivá-lo”.

O momento agora é o de formação do grupo. Os encontros são abertos a todos e a entrada é franca, mas a intenção é manter no máximo 20 integrantes. Se houver mais interessados há a possibilidade de abrir novas datas para encontros. Por enquanto, o horário reservado ao cineclube é todas as quartas-feiras, das 15h às 17h30.

Nessas duas horas e meia haverá um intervalo de 20 minutos. A própria Alpharrabio (r. Eduardo Monteiro, 151. Tel.: 4438-4358) dispõe de uma cafeteria para quem quiser fazer um lanche rápido.

Para debater o tema Domínio da Câmera, na próxima quarta, foram escolhidos filmes de dois grandes cineastas: Pavor nos Bastidores (Stage Fright, 1950), de Alfred Hitchcock, e A Marca da Maldade (Touch of Evil, 1958), de Orson Welles.

13 anos – A formação do cineclube é uma das ações que comemora o 13º aniversário da Alpharrabio. Edmundo Epifanio Dias fez a sugestão à poeta Dalila Teles Veras, proprietária da livraria, que aceitou de imediato. “Somos um espaço de difusão de idéias e esse projeto do Edmundo casa perfeitamente com nossa proposta”, afirma Dalila.

Dias é professor aposentado de História e sua ligação com o cinema é profissional (exibições em aula com fins pedagógicos) e afetiva (“é uma linguagem com a qual me identifiquei”). Na década de 1960, Dias participou de cineclubes em associação de universitários em Santo André e de vários encontros com cineastas.

Além de inserir o cineclube em sua programação, a livraria oferece um calendário de aniversário que prevê as presenças do dramaturgo Luís Alberto de Abreu e da biógrafa e estudiosa de teatro Adélia Nicolete na próxima edição do Conversa de Livraria (dia 26, às 17h). Haverá bate-papo com o público e sessão de autógrafos do livro Até a Última Sílaba – O Teatro de Luís Alberto de Abreu, uma biografia de Abreu assinada por Adélia.

Dalila anuncia também a criação de um novo projeto, o Revivescências. “Vamos disciplinar as conversas com artistas e moradores antigos da região e transformá-las em cadernos de memória”, diz a poeta. A estréia será em 10 de março, com o artista plástico e cenógrafo Pierino Massenzi como convidado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;